Sayuri.Kawamura
A menina do laço vermelho. Laço vermelho de fita.
quinta-feira, 25 de junho de 2026
Desrascunhando pensamentos antigos
"[...] E o melhor é que, apesar de tudo, ela não perde essa mania de acreditar nos outros, no amor e no mundo. Mantém acesa a esperança de encontrar em realidade o que sempre lhe foi iludido. E quer saber? O mundo talvez pertença mesmo aos loucos... Loucos o suficiente para acreditarem tão intensamente em suas loucuras que, de fato, um dia se realizarão.”
terça-feira, 28 de julho de 2020
Resposta torta à um banho de água fria
As palavras ditas por vezes me são traidoras... porque não acompanham a velocidade nem o sentido dos meus pensamentos. Talvez por isso a palavra escrita seja pra mim tão amiga. Porque permite reparos.
Assim como você, não posso esconder que fiquei triste.. talvez supresa. Confesso ter sido um belo banho de água fria. Um “freio de arrumação”, como diz meu pai. Importantíssimo.. parar e analisar se vale a pena seguir adiante a estrada incerta.
Enquanto você analisa o mapa, é inevitável desacelerar por aqui. Pois intensa como de costume, já estava no 200 Km/h sem pestanejar. E tamanha eram as expectativas (acredito que por você alimentadas..), que nem cinto queria usar... Tentando o meu melhor sempre.. (se bem que nem sempre dê pra todos agradar...) Inclusive me questiono se meu jeito “mãe” de ser, excessiva tanto no carinho quanto no cuidar, tenha alguma influência sobre tal desfecho.
Metáforas a parte, obrigada pela sinceridade. Já dizia o poeta, antes uma dura verdade que uma doce ilusão. Avalie sim o futuro, se você realmente ainda cogita dividi-lo comigo. E caso decidas abortar a viagem, faça a gentileza de comunicar. Caminhos diferentes levam a cidades diferentes.. e tá tudo bem, desde que cada um chegue seguro ao destino planejado.
No mais, viagem que segue. Ou capaz que nem tenham mais viagens.. também preciso saber, pra me reprogramar. Obrigada por tudo até aqui. Surpreendi-me com o quanto ainda sou capaz de sonhar, acreditar.. tolerar. E no fim, tudo sempre dá certo, como diz um cara que tão cedo aprendi a amar... demais.
domingo, 31 de maio de 2020

“Coração aflito hoje. Saudade de Deus. Em tempos de correria a pausa pela pandemia me fez pensar. Medo da brevidade da vida e de não saber aproveitá-la. Saudade de ficar grudada nos meus pais.. medo de perdê-los. Medo de perder tempo de vida com eles por querer morar sozinha.. e me arrepender de não valorizá-los em cada segundo que pude. Triste por não saber ao certo se é apenas esse meu propósito aqui na terra.. Angustiada.. Pela rotina, pela falta de previsibilidade. Medo de não estar sendo útil, de estar sendo fútil com coisas de pouca validade... com minha própria vaidade. Cabecinha cheia, coração aflito. Vontade de buscar descanso pra essa mente pensante, deitada no colo de Deus.. mas fecho os olhos e ele não está lá. Ou será que está e eu - pela falta de costume - já não O consigo enxergar?”
sábado, 28 de março de 2020
Vamos dar a meia volta...
E olha quem resolveu aparecer novamente. Pensei que nunca mais voltaria. Mas... a gente sempre volta. Se tem uma coisa que eu aprendi nesses anos todos, é que os conselhos que eu escrevi pra mim mesma neste blog continuam dolorosamente atuais. Parece que eu previa o que aconteceria comigo... E quase tudo, de fato, aconteceu. Quantas vidas vividas em uma, quantos conceitos pré-formados modificados, julgamentos quebrados...
E sabe do mais? Sobrevivendo estou. Vivendo, aliás. Os momentos que mais me trouxeram lágrimas, foram àqueles que me construíram fora da rotina. Constroem quem eu sou quando não repito apenas àquilo que esperam de mim... e sim, aquilo que eu realmente quero, sinto e sou.
Vamos adiante... Porque a vida não pára mesmo. Ela roda, volta, segue, dobra.. retorna, e vai ainda mais além. O que será que mudou? O que de mim sobrou? Quem será que ficou? Bem poucos, eu garanto. Mas, clichê como seja, certamente ficaram os melhores. Benvinda, nova fase. Cheia de erros. De pedaços incompletos. De falhas, de mil e uma tentativas. De reviravoltas, de permissão... e principalmente: de liberdade.
sábado, 9 de setembro de 2017
E lá vem ela. Cansada de mais uma viagem. A mais longa, talvez. Nunca esteve tanto tempo ausente. Seu cantinho continua exatamente igual. Talvez um pouco empoeirado, abandonado. Confesso que estava com saudade dela. Do seu jeito travesso, bem humorado e confuso de ser.
Ah minha pequena princesa teimosa... O que descobriste dessa vez? Que marcas te fizeram e quantas outras fizeste também? E essas malas? O que trazem dessa vez?
Teu olhar já não é mais o mesmo. Ainda carrega a alegria e doçura que te são tão peculiares... mas vejo também um punhado de tristeza, de cansaço. Oh não! Vejo desconfiança, medo... O que te fizeram minha doce e frágil menina?
Tanto busquei te proteger que acabei prendendo-te a mim, na esperança que escondida em meus braços estarias segura. Tarde demais percebi que segura-te só te levaria pra longe dos meus olhos... Perdoa, japonesa. Teu velho amigo cansado só tentou preservar em ti a pureza e a inocência, antes que o mundo, eu e todos os que nele habitam, pudessem te ferir.
Vamos, minha princesa. Me permita conhecer-te novamente. Descobrir tuas mudanças. Viver tuas descobertas. Sabes que em mim sempre encontrarás abrigo. Um colo quentinho, no peito do teu grande e velho, nem sempre tão sábio, amigo.
Ah minha pequena princesa teimosa... O que descobriste dessa vez? Que marcas te fizeram e quantas outras fizeste também? E essas malas? O que trazem dessa vez?
Teu olhar já não é mais o mesmo. Ainda carrega a alegria e doçura que te são tão peculiares... mas vejo também um punhado de tristeza, de cansaço. Oh não! Vejo desconfiança, medo... O que te fizeram minha doce e frágil menina?
Tanto busquei te proteger que acabei prendendo-te a mim, na esperança que escondida em meus braços estarias segura. Tarde demais percebi que segura-te só te levaria pra longe dos meus olhos... Perdoa, japonesa. Teu velho amigo cansado só tentou preservar em ti a pureza e a inocência, antes que o mundo, eu e todos os que nele habitam, pudessem te ferir.
Vamos, minha princesa. Me permita conhecer-te novamente. Descobrir tuas mudanças. Viver tuas descobertas. Sabes que em mim sempre encontrarás abrigo. Um colo quentinho, no peito do teu grande e velho, nem sempre tão sábio, amigo.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Seguindo Viagem..
"[...] E lá vai ela, minha pequena princesa teimosa. Tão certo quanto as voltas que o mundo dá, ela há de voltar. Boa viagem, minha doce menina. Não esqueça de levar um casaco... e lembre-se de não usá-lo sempre. Um conselho? Permita-se viver os bons momentos... de peito aberto, olhos fechados. Aproveite, faça valer a pena. Jogue fora as malas pesadas e velhas. Leve apenas o essencial... Se não, a viagem, ainda que bela, cansa. Não se preocupe com imprevistos. A gente resolve no caminho. E por fim, sabe o seu mapa? Deixe-o junto com as malas. As vezes os destinos mais felizes, são justamente àqueles inesperados."
domingo, 8 de setembro de 2013
Um novo caminho...
"Os caminhos do ser humano são estranhos e incompreensíveis. Ama e, no entanto, anda por caminhos perigosos que, mais cedo ou mais tarde, machucarão as pessoas que são parte das coisas mais belas que recebeu de Deus. Age contra si mesmo. Torna-se seu pior inimigo. Oculta-se das pessoas como se essa fosse a soluçã, esquecendo que 'os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor' (Prov. 5:21).
Na Sua misericórdia, Deus usa a própria consciência como luz para os olhos, chamando a criatura de volta. Mas o homem insiste em fugir, correr, achando que longe do seu Criador, terá um pouco de paz. ENGANA-SE! Quanto mais distante do seu criador, mais desesperado viverá. Mais angustiado, atormentado e infeliz, até chegar ao cinismo, terreno pantanoso, areia movediça que lentamente irá devorando a sua vida."
Paizinho,
Sei que meus caminhos nem sempre tem sido àqueles que Tu escolheste pra mim. Que muitas vezes decido seguir as rotas que eu acredito serem as melhores, as mais fáceis, mais seguras.. E no fim, tristeza e decepção são sempre o resultado. Estou cansada, triste, envergonhada e machucada.. E pior do que isso, tenho ferido pessoas que eu amo, e que me amam. Tenho caído, falhado.. perante eles e perante ti. Te peço hoje que reassuma o comando da minha vida, e mais do que nunca, se faça presente, real, em cada detalhe do meu dia a dia. Que te mostres o paizinho de amor e misericórdia que és. Que cuides de mim com aquele amor inexplicável.. com todo o carinho e cuidado que só tu tens. Que tires as vendas que me impedem de te enxergar, de ouvir a tua voz, teus sábios conselhos.. Que arranque de mim a minha auto-suficiência, meu orgulho.. e que eu me torne tão absurdamente dependente de Ti, que me sinta incapaz de dar um só passo sem antes ter a Tua direção. Amém.
Assinar:
Postagens (Atom)



