sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A vida: War com ampulheta..

Como no War, sempre temos objetivos e traçamos nossas metas.
Avaliamos o mundo ao redor, e então decidimos por onde começar.
Mas nem sempre as estratégias dão certo.. As vezes um simples erro, um ataque precipitado.. Pode fazer você perder a guerra.
Ou então, inesperadamente, com apenas 4 territórios, você se fortalece, os dados conspiram a seu favor.. e você vira o jogo. Basta apenas um pouco de paciência...
Agir pela emoção, quase nunca é uma boa idéia. Por outro lado, a razão é traiçoeira.. afinal, assim como no jogo, na vida nem tudo está sob nosso controle. Os dados simbolizam o nosso destino.
Nem sempre giram da maneira que gostaríamos.. Há alguns que os tentam manipular.. Mas quando 1 ou 2 decidem aparecer.. não adianta. Eles aparecem.
Como no jogo, há alguns que tentam trapacear.. E as vezes, eles realmente se dão bem. Mas já dizia um grande pensador.." A grandeza não está em receber honras, mas em merecê-las". Por mais que niguém descubra a trapaça, no fundo, a vitória não valerá nada.. e o final nunca é feliz.
Assim como nos jogos, nem sempre há apenas um vencedor. Todos os participantes podem vencer. Alguns apenas demoram um pouco mais. É necessário muita sabedoria, para saber em quem você pode confiar, fazer alianças.. e quem se aproxima de você apenas para sugar suas energias, te direcionar ao erro, e te fazer perder.
É preciso ter equilíbrio.. para saber até quando insistir em uma jogada, e quando é hora de pegar a sua carta e parar. Saber quando atacar, e quando defender.
A vida, assim como o jogo, termina. E nem sempre dá pra saber quando isso vai acontecer. As cartas que mais tememos aparecem.. Os 3 dados vermelhos giram em três senas.. Enquanto os nossos dados amarelos marcam apenas 3 bagos. A ampulheta termina. Grão por grão de areia se esvai..
Por isso, não disperdiçar tempo é o segredo. Não se preocupe em aprender a manipular os dados, ou escolher as cartas. Nem se preocupe demais com os seus oponentes. Se fortaleça, faça verdadeiros aliados.. Arrisque, mas sempre tenha um plano B. E se esse falhar, deixe-se traçar um novo plano no meio da jogada. Você vai descobrir que viver/jogar assim é muito mais emocionante. E se você falhar.. nunca desista. Na próxima rodada, pode ser você! Mas lembre-se.. A ampulheta nunca vai esperar você jogar.. A grande sacada tanto na vida quanto nos jogos é sempre lançar os dados.. Não deixar que alguém os jogue por você. E o segredo dos dados é jogar com vontade.. E não simplesmente deixá-los cair.

2 comentários:

  1. War é um jogo muito interessante. Depois de ler esse texto fiquei com muta vontade de jogar uma partida com vc haha...
    Veja se concorda: partindo do princípio de que nada é por acaso (Rom 8:28), poderiamos dizer então que na vida, ao invés dos dados vermelhos e amarelos, teríamos Deus e Satanás, cabendo a nós as decisões de onde e quem atacar ou se defender...

    Acho que filosofei demasi..rsrs

    ResponderExcluir
  2. Sim sim.. Essa é a diferença. No meu "Jogo da vida", o estrategista é Deus. Então, eu não preciso me preocupar se as vezes os dados não dão o número que eu gostaria. Sei que existe um porquê. Faz parte da estratégia de Deus. E no fim, a vitória é certa! Ser fiel até a morte e darte-ei a coroa da vida!
    Nessa "guerra", eu estou no exército de Deus!! ;)

    ResponderExcluir