domingo, 27 de fevereiro de 2011

Coração em suicídio



Já faz muito tempo que ele morreu. Se foi fácil? Um coração nunca morre fácil. Bate, nem que seja fraquinho, em quase silêncio, no fundo do peito.. Apanha, coitado.. Sofre.. Um relacionamento falido após o outro, vão como em tapas, quebrantando o maior órgãos nobres... fonte de vida a todos os demais. Mas, mesmo quebrantado, depois de cada queda, ele ainda se recupera.. se você estiver disposto a juntar todos os pedaços. Às vezes, são tantos, que o tempo demora até a cola toda secar.. Às vezes, nem temos cola suficiente.. Mas ele mesmo se rearruma devagar. Sempre dá um jeitinho de voltar a pulsar. Isso se você não deixar de colar. Um coração de verdade só morre, quando você decide matá-lo. E toda morte é suicído.. Afinal, única e exclusivamente VOCÊ é capaz de matar. Às vezes a morte é fria e calculada. Em outras, é arrastada e masoquista, onde cada sinal de vida, aos poucos, se esvai. Primeiro você deixa de tentar. Depois, de aceitar. Vai deixando de sonhar.. Até no fim, deixar de acreditar. Se afoga em outras coisas, tentando a dor aliviar. Estudos, trabalho, igreja.. sempre há algum analgésico potente que faça com que ela desapareça. Aos poucos, você se acostuma até nem sentir mais. Daí, só mais alguns meses, até ele dar o último grito desesperado. Mas não se preocupe.. não é um berro alto. Na verdade, é bem baixinho. Soa quase como um sussurro.. E se você não ouvir, relaxe. Não mais, precisarás. Acontece uma vez só. Num breve instante, e nunca mais.

13 comentários:

  1. A solução está bem na sua frente e vc não está vendo... com os verdadeiros olhos... :/

    ResponderExcluir
  2. Foi construído atraves dos anos, décadas, séculos quiça milênios o consenso que o órgão físico que reprensentaria o amor fosse o mais importante que o ser humano possue: O Coração. Não é coincidência, afinal, uma das coisas mais importantes dessa vida, talvez a única que realmente importa, é poder, nesta vida tão desditosa onde tudo há de descolorir e desaparecer, encontrar e além disso, passar o maior tempo que for permitido com a pessoa amada. Mas que caminhos tortusos temos que percorrer, que eganos temos que superar, quantas vezes somos iludidos, ou pior, nos iludimos na ânsia de encontrar LOGO o ser que provavelmente vai nos marcar por toda vida. E justamente talvez por causa dessa ânsia algumas pessoas tenham tantos enganos, ou talvez, como disse o anônimo, este ser está diante de nós, ou talvez diante de nossa dedinhos (risos). Tudo que é muito bom na vida só é conquistado com luta, dedicação e perserverança. E, se a estrada e o método percorrido não funciona, o jeito é reinventar-se e fazer diferente, ousar ou se retrair, cada um tem sua história. O fato que sonhos são apenas sonhos, até que alguém definitivamente insando e corajoso faz com que os sonhos mais impossível se tornem realidade.
    Como disse nosso amigo zarolho: Somos Condenados a Liberdade e responsáveis pelos nossos atos, logo até mesmo nossas supostas prisões e limitações só existirão enquanto as aceitarmos. Mas o que fazemos normalmente? Além das limitações que tentam nos impor acabamos por nos autolimitar, fazemos listas do que queremos ou não, idade, cor, altura, pele, cultura etc... com tanta arrogância como se nós que pudéssemos realmente ESCOLHER a quem amar, como se todas as forças do universo fossem convergir apenas para nos dar felicidade, e chega aquele dia triste onde, ou nos casamos com quem sobrou na dança das cadeiras ou acabamos assim, como se nosso coração estivesse morto, ou no mínimo partido, em mil pedaços.

    ps: gostei da foto. rs

    ResponderExcluir
  3. Birrento
    Teimosos são os que não se submetem a nada, os convictos de seu propósito, os perseverantes em seu caminho, os indomáveis em sua essência... E eis o coração! Por mais que se tente detê-lo, prendê-lo, pará-lo ou matá-lo, ele sempre continua intrépido em bombear vida aos que insistem em viver.
    O coração é um órgão independente de todos, bate porque quer bater, e por vezes se submete a alguma influência alheia, batendo quem sabe mais fraco, quem sabe mais rápido, quem sabe arrítmico, mas certamente, sempre batendo.
    Por vezes sua teimosia impele seu dono à dor, e aí a vontade de matá-lo sufocado, sem barulho, sem testemunhas e sem remorso. De início acredita-se que a missão foi bem sucedida, mas com o tempo, descobre-se que ele estava ali, batendo quieto, fraco, quase imperceptível, por grande temor ao tão presunçoso encéfalo, que a todos quer comandar.
    Mas um dia, na hora exata, por algum qualquer, pode decidir reconquistar sua liberdade, apresentar sua carta de alforria e livrar-se dos grilhões que um dia o mantiveram recluso. E aí, sem aviso prévio, simplesmente voltar a bater mais forte do que antes e mais rápido do que nunca, por alguém cujo nome às vezes nem se possui.
    Um coração morto, nunca será de fato morto, apenas será um coração que insiste em bater silencioso e obediente, até enquanto o inverno não passar.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, eu quero muito acreditar que um coração nunca morre. Fica no máximo em coma.. rs. Mas, a solução não é tão simples e fácil assim, caro anônimo.. afinal, como o meu grande amigo Adriano disse, não escolhemos quem o coração vai amar. Simplesmente acontece e não conseguimos evitar. Agora que o inverno está tenebroso.. isso eu não posso negar! rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Adoro a participação dos anônimos no teu blog. Teu texto tá intenso, como sempre. Deve ser horrível mesmo acontecer isso com um coração. Mas ver ele se recuperar, se encher de vida, superar as expectativas é incrível né?

    ResponderExcluir
  6. Bem, o anômino realmente é um garoto muito "otimista" num mundo de arco-íris e pôneis. Acho que todo mundo queria realmente acreditar e viver neste mundo encantado, mas pelo visto, ele ta aprendendo, a duras penas, que a vida a dois existe se houver vontade de dois. rs
    Por falar nisso, só pra complementar o que disse Say, reafirmo que realmente o amor não vai surgir na forma idealizada e estúpida que imaginamos (ou imaginaram pra gente). Mas sem dúvida, temos que ficar ATENTOS. Primeiro para aceitar que algumas histórias simplesmente ACABAM (principalmente quando você sabe que fez tudo que estava ao seu alcance) e ficar atento para as POSSIBILIDADES que a vida apresenta, porque, quantas vezes estamos diante de algo ou alguém que pode realmente revolucionar a nós e as nossas vidas e simplesmente descartamos, seja por medo, comodismo, preconceito... O ideal é que ao menos se tente "conhecer a investigar a tal possibilidade." Com calma de preferência, sem ânsia, como dizia alguém:Apressando-se calmamente. Somos os senhores de nossas histórias. Bem, tá bom né.

    ResponderExcluir
  7. Sayuri,não sei porque tanto te preocupas em encontar a pessoa certa. Vc e eu sabemos que Alguém está cuidando disso desde que vc nasceu, tenho certeza. Sei que às vezes dá aquele aperto no peito, é difícil sim, mas nessas horas vc tem a quem recorrer, será que estás esquecendo disso? Se ficares sempre olhando para os teus sentimentos, esse inverno irá ficar cada vez mais frio, e não é isso queres, certo?
    Fica tranquila, no momento certo isso tudo se resolverá. Esse coraçãozinho não está mãos humanas ;)

    ResponderExcluir
  8. Eu sei que está. E eu não me preocupo em achar a pessoa certa, porque Deus já separou pra mim a muito tempo. Os textos que eu escrevo nem sempre são relativos aos meus sentimentos. São eu-líricos diversos. Diversos personagens, facetas.. nem sempre minhas, que eu resolvo representar para poder escrever. Adoro a liberdade que um papel em branco me traz.. E espero que não me julguem pelo que escrevo. Lembrem-se.. A maioria dos textos, nem é meu, nem pra mim. ok?
    =*

    ResponderExcluir
  9. Queres prova maior que um desses não morre?! Eu ainda estou aqui, depois de todos esses anos.

    ResponderExcluir
  10. Religião é um daqueles assuntos em que não se pode pautar muito na lógica mas... Bem, segundo eu aprendi, Deus nos deu livre arbitrío, logo, sendo isso verdade ele não separou nem deve separa ninguém pra alguém, isso seria uma "violação brutal" do princípiodo livre arbítrio. Este atributo nos torna não só livres para escolher nossos caminhos mas também responsáveis por nossas escolhas. POr isso não é Deus que mata criancinhas de leucemia nos hospitais (a cura esta na natureza, assim como havia a da poliomenite e tuberculose, mas gastamos tanto com armas e coisas fúteis...) nem é Deus que faz com que o ser humano ajude os flagelados de uma calamidade (ele apenas nos inspira). Logo, concordo com a amiga anonimo acima (depois do galã de paletó rs) que não devemos ficar ansiosos e desesperados (isso nos ajuda a cometer mais erros), de outro lado discordo totalmente de se aguardar a providencia divina. Deus já nos deu tudo agora somos nós.

    ResponderExcluir
  11. Sayuri, minha intenção não era te julgar, se foi isso que pensou. Escrevi esse comentário tomando por base apenas dois de teus textos - sendo que esse é um deles - e seus respectivos comentários, e não achando que todos os textos desse blog se referem a vc. Mas vc não pode negar a importancia que vc dá para tais assuntos, pois grande parte dos teus textos falam sobre relacionamentos amorosos ^^
    Espero que não tenhas entendido isso como uma espetada ou algo assim, foi apenas um conselho de anonimo que acompanha este blog ;)

    PS¹.: Caro Adriano, acho que houve um mal entendido por parte sua...rsrs Sou anônimo com 'O', blz?

    ResponderExcluir
  12. Rs..
    1) C.S, Eu te amo! ;)
    2) Adriano: Nessa hora eu preciso descordar um pouquinho. Acredito que Deus nos criou e tem um plano p/ nós desde antes de nascermos. Cabe a nós aceitarmos ou não. Escolher confiar e seguir os planos, ou fazer nossa própria vontade. Sendo assim, Ele tem a pessoa certa.. Ou as pessoas certas p/ cada momento da minha vida. Cabe a mim aceitar ou não.. Mas enfim! Não é esse o foco por aqui! rs.. Respeito a fé de cada um.. Mas abri mão do meu livre arbítreo p/ seguir os planos de Deus pra mim. ;)
    3) "O" anônimo (rs).. Não entendi como uma espetada..rs.. relaxe. Relacionamentos são predominantes nos meus textos porque é um assunto sobre o qual eu gosto de debater. A diversidade, imprevisibilidade, irracionalidade do ser humano nesse aspecto me instiga a esmigalhar o tema, explorar todas as possibilidades.. E o tom de dúvida e sofrimento amoroso traz muita inspiração.. afinal, quem nunca passou por uma desilusão amorosa? Mas eu acredito no amor.. ;)

    Adoro quando vcs comentam!! =D

    Beijoo!

    ResponderExcluir
  13. Caro Adriano: De fato,sem fé é impossivel agradar a DEUS, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de DEUS creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
    Só pra vc ficar ciente de que o "arco iris" ou arco-da-aliança, não tem nada a ver com mundo encantado vou deixar estes versos da Bíblia Sagrada EZ:1:26-28 Por cima do firmamento que estava sobre a cabeça, havia algo semelhante a um trono, como uma safira; sobre esta espécie de trono, estava sentada uma figura semelhante a um homem. Vi-a como metal brilhante, como fogo ao redor dela, desde os seus lombos e daí para cima, e desde os seus lombos e daí para baixo, vi-a como fogo e um respledor ao redor dela. Como o aspecto do arcoque aparece na nuvem em dia de chuva, assim era o resplendor em redor, ESTA ERA A APARÊNCIA DA GLÓRIA DO SENHOR, vendo isto, cai com o rosto em terra e ouvi a voz de quem falava.

    ResponderExcluir