sábado, 30 de abril de 2011

Minha vida em fases de amor



"[...]Já fui daquelas que acredita em príncipe encantado. Mesmo. Daqueles tipo Disney.. loiro de olhos azuis, que aparecem montados num cavalo branco.. No seu extremo cavalheirismo, realiza todos os desejos da princesa e a faz conhecer um mundo encantado. Mas cresci..

Então, entrei na fase de acreditar que o amor era uma aventura.. Uma amizade louca, escondida... Daqueles de colégio, sabe? Contava os minutos pra chegar o intervalo, fugia dos preceptores.. Sorria boba, desenhando coraçõezinhos no canto do papel.. Chorava sozinha com medo de perde-lo.. Mas cresci.

Então cheguei a pensar que o amor não existia, de fato. Existia a paixão.. que se renovava a cada dia. Aquilo pra mim passou a ser o amor. Os desejos a flor da pele.. sonhos, brincadeiras, loucuras.. Corpo a corpo... aquilo sim, era o amor. Mas cresci.

Depois de tantas fases, enfim descobri: O amor não existe. É tudo um grande jogo de interesses. Um ama mais, o outro, se adapta. Troca-se carinho por status. Beijos por companhia. Abraços por lazer..

Mas essa fase era muito egoísta.. e algo me dizia que o amor não poderia ser assim. Decidi então viver sozinha, até que o verdadeiro amor realmente aparecesse dentro de mim.

Foi quando descobri que o amor pode doer muito. Não menos do que repentinamente, entrou na minha vida, arrombando todas as portas, cadeados e travas de segurança que eu outrora havia colocado. Arrancou meus pés do chão e me fez voar bem alto. Era o auge da felicidade! E quando eu estava no mais alto do meu sentimento.. Cortou-me as asas e me fez cair brutalmente no chão. Era, definitivamente, a morte do amor.

Passei muito tempo vazia. Sem sentir. Nem amor, nem desamor. Nem paixão, nem ódio. Simplesmente indiferente. Com qualquer coisa que viesse do coração. Vivi anos guiada somente pela mente. Quase que no piloto automático.. Dia após dia, sempre na mesma rotina..

Até que.. Cresci.

E hoje, estou descobrindo que o amor é uma mistura de todas essas fases. Um pouquinho de cada. Amor é sorrir, mas também chorar. É derramar lágrimas de felicidade, mas também de tristeza, de saudade. Amar, é sentir ciúmes e, por amor, controla-lo. É confiar. É contar a verdade.. mas muito mais do que isso. É também contar as horas.. É contar os dias, os minutos.. Amor é conversa, boca a boca, e por que não boca-na-boca? É paixão, mas também maturidade. É querer estar perto, mas entender que as vezes é preciso ficar só. Amar, é entender que a vida a dois é mais bonita.. Mas respeitar a individualidade de cada um. Amor é carinho, é sexo, é amizade. Amor, é cumplicidade. É ver defeitos, mas valorizar as qualidades. É um misto de alegria e agonia, que morre e renasce, se renova e se completa, a cada dia, dentro de quem tem paciência e coragem.. de quem persevera e espera, até encontrar um amor assim. Um sentimento tão concreto, de conceito tão vago.. que aumenta e aumenta.. define e se redefine dentro de mim."

-H.B , 04/03/01 - 17:45

42 comentários:

  1. este texto é seu?, olha nunca concorcodei muito com teus textos sobre amor, sempre os achei idealizados demais,e um tanto vazios por carecerem de realidade, mas esse texto me surprendeu...
    " Um sentimento tão concreto, de conceito tão vago.. que aumenta e aumenta.. define e se redefine dentro de mim."
    Amor é esse dualismo entre ideial e real é essa dança que ora é guiada pelo sonho e ora pela realidade,não é posssivel viver o amor sem idealiza-lo um pouco, porem idealizemos o amor e não o amado, vamos sonhar com viagens, surpresas, bjos,mas amemos de fato aquele que está ao nosso lado, porque se a viagem planejada não ocorrer, se o bjo não surprender, nada disse importará, o que importa é quem está ao meu lado o resto é apenas enfeite.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que as palavras ditas pela alma, e não pela "aparência" são sempre verdadeiras. Mesmo que ninguém ao redor entenda (e não é esse o propósito), a gente desabafa.. Fala o que está travado lá dentro..
    Cada texto do meu blog, sem exceção, mostra um pouquinho de mim. Revela em letras a minha alma. A confusão de meus pensamentos.. a minha metamorfose ambulante.. Esse não é diferente.
    Meus pensamentos sobre o amor são idealizados, na maioria das vezes, porque eu nunca vivi um de verdade. Então, não me resta nada mais do que idealizá-los.. como eu gostaria que fosse, e não como eu acredito ser realmente.. Acabo idealizando o amor, para não idealizar o amado..
    Mas, vai que eu "tiro a sorte grande" e acho um amor desses por aí.. A princesa Kate conseguiu, né? rsrs.. (Ninguém sabe realmente..) Brincadeiras à parte.. A única coisa que realmente me assusta, é a possibilidade de viver uma vida vazia.. Com um "falso-amor" de aparência pra tapar os buracos..

    ResponderExcluir
  3. é a possibilidade de viver uma vida vazia.. Com um "falso-amor" de aparência pra tapar os buracos...
    concordo em genero, numero e grau, tive recentemente uma experiência abominável com pseudo-amor, embora eu nunca tenha me enganado realmente, mas quando se está com tantos problemas familiares qualquer rota de fuga é uma saída aparentemente melhor do que ficar, ainda que o esconderijo seja cheio de espinhos, por um tempo ele lhe parece mais acolhedor do que a realidade, mas não dá pra se enganar por muito tempo, bom desabafos pessoais a parte, relendo o que eu escrevi, meu comentário me pareceu um tanto ácido, mas por favor não leve por esse lado, retificando aqui talvez uma palavra melhor seja que eu considere seus textos distantes da realidade, vazio eles seriam se vc os tivesse copiado de um livro e não houvesse uma indentificação contigo. Quanto a tirar a sorte grande, bem olha uma vez estava vendo um documentário falando sobre a morte do amor e o palestrante falou algo que me fez refletir o seguinte:
    se faz muita propaganda sobre as paixões fulminantes, os amores inexpicáveis, aquele sentimento arrebatador, superação, sorrisos enfim a comédia romantica, no entanto eu percebo que essa fase dura pouco e passado o momento os relacionamentos se dissolvem, porque? bem eles duram o tempo que foram preparados para durar, o tempo de uma comédia romântica, o amor real tem pouquisssima propaganda positiva, quando perguntamos para um casal que está a 50 anos juntos qual o segredo, eles respodem " ah muita paciência" num mundo fast food isto não faz sucesso, a ultima frase que o palestrante falou eu concordo, nós precisamos de mais propagandas sobre o amor real, caso contrário viveremos sempre os amores fast food , o que não é necessárimente ruim desde que vc saiba que ele é uma ilusão, mas freuqentemente compramos a ilusão tomando-a como realidade e isso é o que causa o desconforto e as dores pseudo-amorosas.

    ResponderExcluir
  4. Lindo e profundo, Sá! Vc cresceu e, pra quem tem coragem, a vida é isso mesmo: um eterno crescimento, um transformar-se sem cessar. Bjs mil!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Vi esse video faz um tempinho, acho tão interessante que vale a pena postar:
    http://www.youtube.com/watch?v=SVtVsSAsyE8&feature=player_detailpage

    ResponderExcluir
  7. Um Mundo Ideal - Aladdin

    [Alladin]
    Olha, eu vou lhe mostrar
    Como é belo este mundo
    Já que nunca deixaram o seu coração mandar

    Eu lhe ensino a ver todo encanto e beleza
    Que há na natureza num tapete a voar!

    Um mundo ideal
    É um privilégio ver daqui
    Ninguém pra nos dizer o que fazer
    Até parece um sonho

    [Jasmine]
    Um mundo ideal
    Um mundo que eu nunca vi
    E agora eu posso ver e lhe dizer
    Estou num mundo novo com você

    [Alladin]
    E eu num mundo novo com você!

    [Jasmine]
    Uma incrível visão neste vôo tão lindo
    Vou planando e subindo para o imenso azul do céu

    [Jasmine]
    Um mundo ideal (Feito só pra você!)
    Nunca senti tanta emoção (Pois então aproveite!)

    [Jasmine]
    Mas como é bom voar viver no ar
    Eu nunca mais vou desejar voltar! (Um mundo ideal)
    Com tão lindas surpresas

    [Alladin]
    Com novos rumos pra seguir (Tanta coisa empolgante!)

    [Alladin e Jasmine]
    Aqui é bom viver
    Só tem prazer
    Com você não saio mais daqui

    [Alladin]
    Um mundo ideal
    [Jasmine]
    Um mundo ideal

    [Alladin]
    Que alguém nos deu
    [Jasmine]
    Que alguém nos deu

    [Alladin]
    Feito pra nós
    [Jasmine]
    Somente nós

    [Alladin e Jasmine]
    Só seu e meu...

    Pô, as histórias - e as musicas claro - da Disney são legais ;)

    ResponderExcluir
  8. ¬_¬, o anônimo, nem tão anonimo assim convenhamos ¬_¬", musicas da disney são lindas. mas prefiro as dos animes *___* japão rules \O/, embora a do rei leao seja maravilhosa, me diga anônimo como tem passado? tudo joinha XDDD? brincadeira a parte, que vc esteja melhor ^_^

    ResponderExcluir
  9. Eitaa... Cara "The last girl", acho q vc deve estar me confundindo com alguém :P
    Pois , até onde sei nunca nos vimos ou nos falamos...rs
    Só citei a canção acima pq o texto cita os desenhos da Disney e essa é uma canção mto bonita e, um tanto quanto romantica - na minha opinião -, provavelmente vcs iriam gostar (eu acho...)
    Mas respondendo a sua pergunta, vou bem sim :)

    PS.: Acho que não é mto conveniente ficar conversando na área de comentários do blog da senhorita Sayuri, desculpe-me.

    ResponderExcluir
  10. vc é uma pandega, anônimo ^_^, mas talvez vc não seja mesmo a pessoa que me referi, talvez vc seja uma pessoa melhor, a pessoa que me referi era demasiado triste e tinha uma tendência a ser um tanto cruel com outras pessoas,mas no fundo era só tristeza ou solidão, bem mas este não é vc, sorry my mistake, e não se ofenda, ti confudi pq a pessoa em questão gostava dessa musica, e num primeiro momento achei que foi uma forma de fazer um contato discreto, mas num segundo momento conhecendo um pouco desta pessoa imaginei que era uma provocação, o que é triste pq mostra que esta pessoa não mudou, vingancinhas, provocações, queria acreditar que era possivel as pessoas mudarem de verdade e não apenas camuflarem sua essência, e empalidecerem um pouco o tom dos seus atos, mas quem sabe, vi uma noticia a um tempo atras e realmente acreditei no inicio desta mudança, por enquanto ainda tenho esperança que ela seja possivel e esteja a caminho, a passos lentos claro, mas já é alguma coisa,mas o processo é lento e eu na minha ingênuidade quis acreditar que ela fosse rápida como um estalar de dedos, mas felizmente a mim basta saber que é posssivel tal mundança, não gostaria de viver num mundo onde tivesse que endemonizar um individuo tão herméticamente que não sobrasse espaço para reflexões, mas isto tudo são apenas reflexoes minhas sobre as pessoas, o que não cabe aqui como bem apontou o Anonimo, ^_^

    ResponderExcluir
  11. Nossa, desabafou mesmo hein "The last.." o.õ
    Vc tem cara mesmo d quem curte animes...rsrs
    Só queria que a dona do blog pudesse me explicar a relação daquela imagem com o texto, não entendi mto bem a relação, se é que há alguma...rs

    ResponderExcluir
  12. Hahahhaa.. meus querido leitores.. esse espaço é de vocês! Podem conversar a vontade! Vai que dessa conversa surge uma grande amizade, ou até quem sabe uma grande história de amor? ;)

    Em relação a Disney.. não entendam mal.. Eu até hoje assisto os filmes.. e gosto muito.. São bem previsíveis, idealistas.. mas essa é a função deles.. ;)
    As músicas então.. são lindas.. Talvez mais de melodia do que de letra.. Mas belíssimas! Gosto demais!

    ResponderExcluir
  13. Quanto à foto.. Bem.. era pra chocar mesmo! rsrs..

    Sabem.. já estou tão cansada de procurar saber o que é o amor e me surpreender a cada dia com as minhas descobertas.. Assim, se o amor para alguns é representado por um casal "estéticamente" lindo, no auge da juventude, dando um suuuper beijo na boca, eu vos mostro que o amor pra mim, hoje, pode muito bem ser representado por um casal assim.. De idosos. (E quem sabe só aí teremos um significado mais completo de tão nobre sentimento..)
    Sim, idosos.. Onde a cumplicidade é tamanha, que a vergonha não mais existe.. E mesmo sem o padrão "estético" de beleza, o desejo permanece aceso.. Onde o patrimônio mais valioso está na memória de ambos, momentos de uma vida inteira vivida a dois.. marcadas em rugas sobre a pele.. Onde num longo e franco abraço, o amor pode ser tão ou mais representado e entendido.. do que em mil beijos na boca.

    Tenderam?? ;)

    ResponderExcluir
  14. Garotinho em Extinção3 de maio de 2011 às 21:56

    Tribunal da Vizinhança
    Antes do surgimento e popularização do televisor, o rádio era a grande coqueluche, todavia, lhe faltava todo o atrativo e encanto da imagem. Esse lapso de entretenimento impelia as donas de casa a um pequeno intervalo de suas funções domésticas à beira da janela, para quem sabe se informar um pouco dos novos acontecimentos das redondezas.
    Naquele ínterim, havia uma fofoquinha ou com a vizinha da janela ao lado, ou com o Zé do leite, ou com o Manoel carteiro, ou ... Dessa forma podia-se inteirar-se do ocorrido no bairro.
    Mas o melhor era concluir sobre a vida alheia, dizer o quanto o Zé era miserável, ou o Manoel era corno, ou a vizinha uma bruxa. O divertido era, portanto, deduzir, julgar e condenar as pessoas.
    Aquelas donas de casa passavam suas vidas dentro de seus lares, suas fortalezas, seus reinos, e lá eram esposas, mães, rainhas e soberanas. Trancadas em suas cascas nozes, com o pensamento de serem donas do espaço infinito.
    Um comportamento diferente do que julgavam padrão e correto, lhes ofertavam competência para vestir a toga. Mas o mais interessante era a teia viciosa formada, onde todas julgavam a casa ao lado, mas sempre serviam de alvo para as sentenças alheias, sem nunca corrigir os vícios presentes abaixo de seus próprios bigodes.
    Sem nem conhecer, se criticava; sem nem conhecer, se difamava; sem nem conhecer, se afastava; sem nem conhecer, prejudicava; sem nem conhecer, se exilava. Sempre tão absolutas para com suas crenças, sempre tão cegas para com o restante do mundo.
    É engraçado pensar nas pessoas como monstros, realmente assumidos, daquelas que se definam realmente “más”. Na realidade, tudo emana de uma resposta reacional, e ora ser ruim, ora ser bom, ora não ser nada, faz parte do jogo. Tudo completamente mutável conforme a ótica do observador.
    Uma concepção sobre alguém, por vezes é inevitável possuir, sei... Mas há a necessidade de proferir seus devaneios ofensivos em público? Há a necessidade de falar com quem não lhe dirige a palavra? Ou com quem já apresenta a bandeira branca hasteada? Há a real necessidade de sempre julgar o vizinho?

    ResponderExcluir
  15. olha só conversando com o pessoal da faculdade sobre relacionamentos, um dos meninos falou que decorrido certo tempo fica difcil terminar um relacionamento, as pessoas se acostumam umas as outras, e as vezes para evitar a solidão as pessoas preferem manter um relacionamento infeliz juntas, a tentar ser feliz sozinhas, alias ele falou isso em função da sua própria situação, tal explanação sobreposta ao seu texto e aos meus posts, me faz pensar que estamos muito medrosos e conservadores, atingamente uma moça que chegava aos vinte sem estar casada, era um paria, hoje um dia ficar sozinho, sem ficante, anexo, namorado, enfim sem alguem com uma suposta intimidade maior que amizade, também é um pária, existe uma ansia de se encontrar alguem, as pessoas se juntam para provar algo, com medo da solidão, por outro lado a concepção de casamento arranjado que aqui no ocidente nos causa tanta ojeriza, não deixa de ser interessante, amor construido com o tempo, planejado e neste caso qualquer aumento de afeto é ganho pois o casal está partindo do zero, em detrimento do exemplo do ocidente que se começa no maximo, neste caso se ja estão no apice da paixão, a impressão que fica para os conjuges é que o casamento somado ao tempo é ladeira abaixo para os sentimentos. Não posso dizer se isso é real, mas me parece nivelar por baixo os relacionamentos.

    ResponderExcluir
  16. Ao garotinho..., vi seu post agora achei muito cumprindo e li apenas a resolução final, entendi indireta, não tive realmente intenção de ofender nimguem, apenas fiz uma reflexão sobre uma pessoa que conheci e alias me confidenciou muito sobre sua vida, e minha reflexão era realmente em dizer que não acredito que esta pessoa seja má, e que acredito que se ela quiser e tentar poderá se tornar uma pessoa melhor, no entanto se onfendi está pessoa eu realmente não vejo problemas em em me retratar exatamente por que está não foi minha intenção,então se alguem se sentiu ofendido receba minhas desculpas, eu poderia dizer muitas coisas em função do anonimato desta pessoa que claramente postou essa historinha,mas sinceramente não quero criar uma discussão porque de fato não há o que se discutir, alias se a pessoa ficou ofendida inicialmente pelo primeiro post por causa da expressão "abominavel relação", a relação foi aboniminável sim, não só para mim mas para esta pessoa também, quando usei esse termo pensei exatamente como a relação foi ruim para ambos os lados, nesse primeiro post eu não estava fazendo juizo de valores, não acho que houve culpados e inocentes, isso é bobagem, alias lavar roupa suja em blog alheio é muito feio XDDD, mas enfim, por favor pare com as indiretas, não quis te julgar nem ti ofender, embora reconheça que no segundo post julguei tuas ações, e por isso lhe peço desculpas, eu não vou estender esta situação, como ja disse poderia tecer comentários odiosos sobre seu anonimato, mas como dizem em ingles it´s pointless, porque eu incitaria uma briga?, utilizei a minha pseudo-relação, pois é um exemplo que achei muito adequado ao texto postado, não fiz para incitar reações.
    Enfim, não vou continuar essa bobagem, se vc se doeu tens aqui minha retratação.
    Qaulquer comentário anonimo postando em relação a este assunto, seja direta ou indiretamente eu vou desconsiderar, alias, sugiro que a pessoa em questão faça o mesmo em relação aos posts anteriores. E voltemos ao assunto do texto.
    PS:desabafo - sério mano, achei que essa particularidade do meu primeiro post ia ser desconsirada, exceto a função a que se prestava, ou seja exemplo.

    ResponderExcluir
  17. The girl, achei mto interessante essa sua análise do casamento. Realmente, no ocidente essa idéia para a maioria das pessoas é bastante perturbadora, mas se formos ver tal como você falou, o casamento arranjado tende a ser mais atrativo, pois os dois irão em busca desse amor que será construído com o tempo, e consequentemente estarão sempre do crescimento desse relacionamento. Claro, não quer dizer que o casamento nos moldes ocidentais, não arranjado, seja fadado ao fracasso, mas essa é a imagem que é passada hoje em dia, quem casa é besta, infeliz, etc... Com certeza uma das maiores mentiras que ja inventaram! Imagina só a maravilha que é vc selar um compromisso de acompanhar pro resto da sua vida a pessoa que vc ama, construir uma família e desfrutar uma vida ao lado dela... é maravilhoso sem duvida!! Agora, já que estou aqui quero levantar um questionamento interessante para as duas (Sayuri e Last Girl): Vcs acham que uma pessoa solteira não pode ser feliz? Acham que a felicidade de um homem ou uma mulher se encontra essencialmente na pessoa amada? Deixo essa pra vcs ;)

    ResponderExcluir
  18. Uma pessoa sozinha não pode ser feliz,pois somos seres sociáveis necessitamos de contato humano, agora uma pessoa solteira... uma questão interessante, até porque quando se pensa em ser feliz ja estamos assumindo que felicidade é uma linha de chegada, se partimos da idéia de que não existe felicidade mas sim momentos felizes, ai basta fazer a pergunta: vc só tem momentos felizes quando está ao lado do seu parceiro?, ou vc tem momentos felizes com sua familia, seus amigos, exercendo sua profissão, estudando aquilo que gosta, enfim, respondendo essa pergunta vc tem sua resposta.

    ResponderExcluir
  19. Interessante Little Girl... então quer dizer que a felicidade não está indissoluvelmente ligada a um relacionamento conjugal bem sucedido, mas sim a momentos...? rs.. não sei não, me parece um pouco estranho isso... Do jeito que vc falou, parece-me que vc está igualando felicidade a alegria, ou mesmo a momentos de euforia, estou certo? Mas será que felicidade não é algo além disso? Porque senão podemos dizer que experimentamos a felicidade em momentos de bem estar, e isso dá abertura para uma vasta gama circunstâncias na vida, umas boas outras ruins, não concorda??
    Ainda estou esperando o parecer da senhorita S.K.
    ;)

    ResponderExcluir
  20. O último mico-leão-dourado4 de maio de 2011 às 19:59

    Garotinha, não me senti ofendido, só que às vezes os dedos coçam mesmo e acabo me metendo nos assuntos alheios, como agora...
    E se me permitirem...
    Senhores, o que leva um drogado a ser drogado?
    Exatamente! Uma grande baboseira de neurociências que não cabe esmiuçar aqui (como a garotinha falou, meu último post foi muito longo). Pois bem, mas de forma sintética é como ativar um interruptor e acender uma lâmpada, e exatamente nesse momento você atinge uma sensação de bem-estar, prazer e recompensa. Naquele momento não há dor, nem preocupações, nem humilhações, nem miséria, apenas o gozo.
    Da mesma forma acontece para outras coisas, existem os viciados em sexo, os viciados em colecionar, os viciados em filmes, os viciados em sapatos, os viciados em livros, enfim, existe para cada louco um tipo de vício. No momento em que uma mulher viciada em sapatos adquire um novo membro para sua vasta coleção, observe seu grande sorriso estampado no rosto. Doentio...
    A felicidade é constituída por fugazes momentos de propofol em sua atarantada vida, cheia de obrigações e compromissos. Logo, uma pessoa pode estar feliz, mas nunca ser feliz.
    Mas partindo para as relações amorosas, as coisas não são tão simples. Desde o declínio medieval e ascensão das cidades, o homem vem cada vez mais se aglomerando, espremendo e aumentando a densidade demográfica das grandes metrópoles. Entretanto, o homem nunca se sentiu tão só.
    Que as relações sociais são imprescindíveis, concordo, mas os solteiros têm um circulo social maior do que os casados, têm mais parceiros sexuais, desenvolvem mais atividades grupais, e mesmo assim, em algum momento da vida se sentem sozinhos.
    O fato é que não importa possuir 10000 “amigos” no Facebook, ou morar em um prédio de 50 apartamentos por andar, ou viver em uma cidade com 50 macacos por m², se não houver intimidade, cumplicidade, confiança e apoio. É exatamente isso que se busca, e é isso que diferencia uma grande amizade de um colega de trabalho.
    Entre um casal, não existem limites ou barreiras, nem solidão, nem segredos, e um sempre será o esteio do outro. Noites de sexo selvagem e sem compromisso, se tornam, com o tempo, a mesma coisa que comer filé com batata frita todos os dias...

    ResponderExcluir
  21. Nossa.. fiquei um tempinho sem vir aqui e de repente tem tanta coisa pra ler!! rsrs.. Mas li todos os comentários, com muito carinho.. ;)
    Não briguem no meu blog, queridos.. A interpretação de um texto está nos olhos ( ou na mente) de quem lê. Aposto minha unha do dedo mindinho, que vcs não se odeiam.. rsrs. Foi um mal entendido.. e já tá resolvido! Pronto! ;)

    ResponderExcluir
  22. "Interessante Little Girl... então quer dizer que a felicidade não está indissoluvelmente ligada a um relacionamento conjugal bem sucedido, mas sim a momentos...?"
    essa lógica que vc está aplicando ao meu raciocinio esta equivocada, quem tem um relacionamento conjugal bem sucedido, ou melhor feliz, claro que possui sua felicidade atrelada indisssulovelmente a isso, agora não é só fator casamento que está atrelado indissoluvelmente a essa felicidade, as realizaçoes desta pessoa, suas relaçoes familiares e tudo aquilo que for importante a ela que seja exterior ao casamento tambem faz parte desta felicidade, essa felicade a que vc se refere, e que eu prefiro chamar de momentos felizes mais por questão de semântica, é um mosaico de fatores e esse desenho não é estático ele é dinâmico no decorrer da vida, haverá momentos na vida que as pessoas se sentirão mais felizes com determinados fatores,quando eu era criança felicidade pra mim era brincar de pega-pega com a turma toda da escola, ir pra casa tomar coca- cola, nessa época fui feliz com essas bobagens de criança, não acho que foram momentos de euforia de uma viciada em pega-pega XD, quando digo momentos felizes o faço porque quero dissociar a felicidade dessa imagem estática a que ela foi associada, como se houvesse um tempo no futuro e um evento especifico que me fará feliz para sempre, explicado isso, eu fiquei pensando em outra coisa que o povo da faculdade acabou comentando, o amor acaba? as meninas disseram que já não pensam mais nisso e "deixavam rolar" pra ver no que dá,bem só tinha um homem no grupo, alias ele que estava espalhando a boa nova XDD dizendo "meninas ñem acreditem mais nisso de amor é pra sempre", mas agora eu que faço a pergunta aqui, amor ou qualquer outro sentimento de afeto acaba?eu não estou perguntando se ele é destruido por traições, mas sim se é possivel o amor acabar com o tempo, deixamos de amar alguem? e se sim, não vai de encontro com o que falei, ou seja a felicidade (que claro não está somente ligada isso)é dinamica, não é possivel fixar constantes nesta equação? elas podem até existir mas como diz a lei murphy nesta equação as constantes variam mais que a variavel XDD, tá estou muito matématica, mas isso resultado da P1 de calculo XDD, daqui pouco vou dizer que o limite da felicidade quando seus motivos tendem ao infinito é o amor incondicional XDD, tá nem eu acredito nisso XD...
    mas é isso, podemos deixar de amar alguem com tempo?( não me refiro, a um termino por brigas, o que pergunto aqui é se há um desgaste do sentimento, por fatores os mais variados possiveis que não necessariamente impliquem em culpa de uma das partes).

    ResponderExcluir
  23. Quanto ao questionamento.. Bem.. Faço minhas as palavras de vinícius de moraes.. "Fundamental é mesmo o amor.. É impossível ser feliz sozinho".
    Se por um lado minha visão religiosa me mostra em gênesis 2:18 que "não é bom que o homem esteja só [...]", por outro, minha "não tão grande" experiência de vida me confirma tal visão. Ninguém é formando só. Nem nasce sozinho. E apenas morrerá sozinho se suas escolhas sucessivas na vida o levarem a maldito fim.
    Quanto ao conceito de felicidade e alegria.. Bom.. um diz respeito a momentos, e outro a um estado constante.. Eu acredito que solteiro, pode-se ser feliz.. e, com mujito "otimismo", até alegre. Mas quem já viveu um verdadeiro amor, sem nada de "pseudo" (rs), sabe como a vida pode ser absurdamente mais feliz quando se vive (BEM) acompanhado. E quando digo isso, digo não só no sentido psicológico, mas no espiritual e físico também, que é fundamental! Imagine uma vida sem olhares, sem o toque, sem carinho, sem abraço.. e me diga como pode ser alegre? Nem álcool, nem cocaína, nem droga nenhuma preenche o vazio que só sente quem não ama nada nem ninguém. E quando digo amor, digo em todos os sentidos. O amor-amigo, o amor-família, e o amor-parceiro. Na minha opnião, o amor à um ser superior também é fundamental para uma vida completa e feliz. Mas não me compete "catequisar" ninguém aqui. Digo apenas que acordar em plena segunda-feira de prova, com um sorriso nos lábios.. é muito mais do que estar feliz. É ser alegre. E eu sou. Só me falta o amor.. que eu sei que um dia chega! ;)

    ResponderExcluir
  24. Ah Sayuri a unha do dedo mindinho é muito pouco XDD, vamos aumentar a aposta?,eu aposto um rim (isso para manter os valores na mesma espécie XD)que eu não odeio o pivo anonimo dos meus posts, alias aposto o outro rim que o pivo não me odeia tb XD, a bem da verdade acho que somos indiferentes um ao outro exceto em debater assuntos, que talvez seja de fato nossa única afinidade ^_^

    ResponderExcluir
  25. Tem uma música que diz assim:
    Ninguém é uma ilha,
    Ninguém vive só..
    Eu preciso de você,
    e você precisa de mim.
    Não adianta negar,
    Não adianta esconder..
    [...]
    Então vamos apostar na vida,
    apostar no amor.
    Vamos celebrar a companhia,
    amizade e calor.
    Cada vez que eu me aproximo,
    eu me sinto tão bem..
    Deixo um pouco de mim..
    E levo um pouco de alguém".

    ResponderExcluir
  26. Digo apenas que acordar em plena segunda-feira de prova, com um sorriso nos lábios.. é muito mais do que estar feliz. É ser alegre. E eu sou. Só me falta o amor.. que eu sei que um dia chega! ;)

    Olha concordo com vc, e gostaria de ter tido esse sorriso quando fiz a P1 de calculo , é mas com tanta gente aterrorizando fica difcil XDDD, mas consegui ter esse sorriso hoje de manha na P1 de biologia celular então, só por hoje tô feliz XDDD, alcoolicos anonimos, por hoje fui bem na P1, só por hoje XDDD

    ResponderExcluir
  27. Ah Sayuri , no meu penultimo post, ia fazer um comentário que acabou não aparecendo (tá não sei mexer em pc x_x), mas era um trocadilho, do tipo se só as pessoas casadas são felizes, então todos os padres são infelizes?? XDDD, não quero entrar em discussões religiosas, mas esse exemplo simples mostra que os motivos para alguem ser feliz, são pessoais e não estão atrelados necessáriamente a um principe encantado, ja vi velhinhos, que apos ficarem viuvos, saem, vão em bailinhos da terceira idade, e tem seus casinhos, eles dizem que ja experimentaram a vida de casado e estão felizes com essa solterice pos juventude, agora quem sou eu para afirmar categoricamente que eles foram mais felizes casados?, as felicidades experimentadas são diferentes, é difcil mensura-las, até porque felicidade para um casal de 15 anos tem um rosto muito diferente da felicidade de um casal de 40 anos, pessoas mundam e noção de felicidade também, assim como a própria concepção do amor, que vc bem evidenciou no seu texto.

    ResponderExcluir
  28. "Logo, uma pessoa pode estar feliz, mas nunca ser feliz."
    Li esse post agora(é não leio post na ordem cronologica XD)... ao macaquinho que postou..
    essa é uma questão muito filosfica, pois defina a diferença entre estar feliz e ser feliz, pq quando se fala em estar feliz presumimos que é uma sensação fulgaz que acabará rapidamente, agora quando falamos em ser feliz assumimos erroneamente que é um estado de plena alegria onde não há espaço para lágrimas, bem embora não goste de definir o "ser feliz" pois essa expressão é logo associada a um carater estático, vou faze-lo até para ilustrar que a minha concepçao de momentos felizes não é de momentos de euforia, bem uma pessoa feliz é aquela que posssui momentos tristes e alegres, mas que nos momentos de dor não se abala aponto de entrar em depressão, uma pessoa feliz que termine com o namorado, ficará triste terá seu luto em relação ao termino, mas não caíra em desgraça profunda, pois ela tem um conjunto de fatores que constroem a felicidade dela,e embora o namorado possa ser um deles, não é só ele, por isso que a felicidade nunca é definida por um unico fator, pois não há na vida certeza de nada, pessoas felizes são mais resilientes e tendem a se recuperar mais rapido das tristezas que cruzam seu caminho durante a vida sem adotar uma postura amarga em relação ao mundo, felicidade e isso me ocorreu agora, está muito relacionada a maneira como encaramos a vida, por isso temos aqueles exemplos famosos sobre pessoas que tem tudo, casa, casamento, flihos lindos, e vivem insatisfeitas com vida, em detrimento dos velhinhos que vão pro baile jogam bingo e se mostram muito contentes com sua vida.

    ResponderExcluir
  29. Realmente Little Girl, concordo com vc quando diz que a felicidade no mundo em que vivemos assume essa forma que vc explicou aí em cima, pois existem realidades que se opõem diretamente a felicidade completa do ser humano, como é o caso da morte, por exemplo. Em suma, pessoas equilibradas são felizes, é isso?
    Bom, não concordei com o exemplo dos velhinhos. Idosos geralmente são muito carentes de companhia e atenção, logo, é claro que se forem submetidos a essas circunstâncias que vc citou, vão "ter a sensação" de suas necessidades atendidas, mas na verdade são apenas momentos euforia, diria até de ilusão. Do mesmo modo acontece com muitos jovens hoje em dia, quando vão em busca da felicidade em noitadas, farras, drogas ou mesmo - contrapartida - numa reunião jovem de igreja ^^. Desfrutam aqueles momentos, mas no outro dia precisam de outra dose, não é algo pleno, real. Utilizando uma expressão um pouco mais forte, são apenas pílulas de prazer, não felicidade. Mas e se eu disser que acredito, ou melhor, que existe plena felicidade? :)

    Quanto a questão do amor, depende. Apesar do amor geralmente ser associado a um relacionamento Existem basicamente três tipos de amor: Eros, Fileo e Ágape. O Ágape é um amor incondicional, não importa se é rejeitado, desprezado ou maltratado, continua amando. Os outros dois são, respectivamente, amor conjugal (físico) e amor fraternal. Acredito que num relacionamento conjugal, se o amor não tiver um pouco dos três tipos ele pode fatalmente ruir sim.

    ResponderExcluir
  30. "Em suma, pessoas equilibradas são felizes, é isso?"
    Bom, não concordei com o exemplo dos velhinhos. Idosos geralmente são muito carentes ...vão "ter a sensação" de suas necessidades atendidas, mas na verdade são apenas momentos euforia, diria até de ilusão."

    é muito relativo o que vc fala, pois felicidade é um conceito extremamente pessoal, o que para vc é apenas o atendimento das necessidades de atenção, para outros pode ser algo muito maior, se formos utilizar essa linha de raciocinio qualquer relacionamento é o atendimento de uma ou mais necessidades, ou seja, necessidade de atenção, carinho, afeto, cumplicidade..citando um "outro anomimo"XDD:
    "intimidade, cumplicidade, confiança e apoio. É exatamente isso que se busca.."
    Quando vc diz que os velhinhos vão ter a ilusão, bem e quem disse que é ilusão?, e se for exatamente o que eles procuram?, essa atencão leve, despretenciosa, e se for exatamente isso que os faz feliz, o problema do teu raciocinio, é que me parece que vc está querendo padronizar a felicidade como se ela fosse igual para todos, e eu estou dizendo que o conceito de felicidade, ou seja aquilo que nos faz feliz, não consegue ser igual nem no decorrer das nossas vidas, o que dirá entre duas ou mais pessoas, alias até entre casais os conjuges tem conceito de felicidade diferente.
    Quanto a vc dizer que acredita em felicidade plena, vc acredita , e me corrija se eu estiver errada, que é possivel atingir uma felicidade em vida que não haja aborrecimentos?, bem se for isso acho particularmente difcil manter esta crença, por um simples motivo, não podemos controlar todos os eventos da nossa vida, podemos administrar algumas coisas e a maneira como reagimos a outras, mas sempre haverá situaçoes em que nossos gostos não vão ser atendidos, haverá situaçoes que nos pareceram injustas, tristes, e não depende de nós a ocorrência destas, mas podemos administrar nossas atitudes.
    Ah sim, se ser feliz é ser uma pessoa equilibrada, bem vamos colocar assim uma pessoa feliz é equibrada, mas nem todas pessoas equilibradas são felizes, embora até acredite que sejam sim, pois, se confunde muito essa noção com outras por exemplo uma pessoa que se contem muito, pode ser tida como alguem equilibrado aos olhos de muitos, o que não é verdade, agora se vc se refere a equilibrada como uma pessoa feliz da forma que eu decrevi então sim, estas palavras poderiam ser sinônimos.

    ResponderExcluir
  31. "Acredito que num relacionamento conjugal, se o amor não tiver um pouco dos três tipos ele pode fatalmente ruir sim."
    Da forma como vc coloca parece que sempre há um motivo ruim para acabar, mas se ampliarmos o o coneito para amizade, estas terminam porque pessoas mundam, suas aspiraçoes se tornam diferentes e não estão mais alinhadas com as afinidades do amigo em questão, acho que o mesmo pode acontecer com outros sentimentos por exemplo amor, o termino de um sentimento não é necessariamente ruim, pior seria aprisionar-se a uma relação que já não condiz com sua aspiração de felicidade, as pessoas acham que o fim sempre é ruim, mas as vezes pode ser a melhor coisa a ocorrer, mesmo que vc tenha amado de fato a pessoa, o que ocorre e que elas se apegam a um sentimento que não existe mais, a felicidade que já passou é esse emolduramento da felicidade, que causa muitos problemas,acho que estou budista XDD, deviamos praticar o desapego XDD, mas sério, muitas vezes as pessoas querem um casamento com alguem que já não existe mais, as pessoas mudam. ou voltam a ser o que eram , vai saber XDD né...
    Só um obs, quando falo que aspirações mudam refiro-me a um conceito muito amplo, indo desde de profissões, maternidade, estilo de vida enfim essas coisas.

    ResponderExcluir
  32. Little Girl, vc é uma pessoa um tanto... idiossincrática :)
    Mas vamo lá... Bom, de certa forma vc está certa quando diz que eu procuro padronizar o conceito de felicidade. Está certa em parte, porque acredito que isso não é tão relativo assim como vc pensa. Caso contrário, vc mesma estaria se contradizendo, pois afirmou em determinado post que somos felizes quando passamos momentos com a família, amigos, exercendo a atividade que gosta, etc., entende? Essas situações trazem alegria a qualquer pessoa sem distinção, não é algo relativo. Voltando ao exemplo dos velhinhos, vou ilustrar pra ver se vc compreende mais ou menos o pq eu disse que era como uma ilusão. Pense numa criança de rua com muita fome, tanta fome que está chorando... se alguém chegar e der um pirulito pra ela, ela vai parar de chorar e vai ficar, digamos, satisfeita momentâneamente... Mas isso matou realmente a fome dela? supriu suas necessidades físicas? Realmente alimentou a pobre coitada? Não, fato. É mais ou menos a mesma idéia que era utilizada no famigerado 'Pão e Circo', apenas ilusão, distração. Longe de ser felicidade, mas pode dar essa sensação dependendo da dura circunstância em que a pessoa estiver. Velhinho sentem solidão, daí vc tira o pq de estarem sorrindo num lugar desses. Entendeu mais ou menos a minha visão?

    ResponderExcluir
  33. "Caso contrário, vc mesma estaria se contradizendo, pois afirmou em determinado post que somos felizes quando passamos momentos com a família, amigos, exercendo a atividade que gosta, etc.,"

    Não vejo uma contradição neste argumento o que fiz foi definir que felicidade não se resumi a um unico fator e a partir dai exemplifiquei alguns parametros, que poderiam ser outros, porem é verdade todos nós necessitamos do que o "outro anonimo" citou:
    intimidade, cumplicidade, confiança e apoio. É exatamente isso que se busca.." no entanto a forma que vemos e sentimos estas necessidades é difrente para cada um, por exemplo tem mulheres que sentirão plenamente realizadas com a maternidade, e há mulheres que precisam mais do que isso para se sentirem realizadas, pois não vem na maternidade a expressão de todo seu potencial, por isso é sábio dizer que não existe sonhos maiores ou menores, o que importa é vc não aumentar nem diminhuir seus sonhos em função das expectativas alheias. Assim o argumento nao está contraditório se vc toma-lo de uma forma mais ampla.
    Concordo com vc que poderão existir velhinhos deseperados por atenção e apenas estarão tomando a pilula do prazer, mas também existiram velhinhos que estão tendo momentos divertidos com amigos e não se limitam isso, assim como existem casais que estão juntos por desepero e outros por afinidade, existe uma linha que divide uma situação da outra e cabe a cada um percebe-la.
    Quanto a felicidade, vc pode até definir parametros mas dificilmente fixará algum ponto que se aplique a todos em toda sua extensão, por exemplo todos precisam de intimidade, sim, mas esse é um conceito ligado diretamente com a cultura em que a pessoa foi criada, a intimidade brasileira seria invasiva demais e desrespeitosa para muitas culturas, a expressão do amor também é muito cultural e pessoal, qual é o melhor jeito? esse ou aquele? isto seria uma discussão boba, pois o melhor jeito é simplesmente aquele em que as pessoas envolvidas estejam confortáveis, e sintam-se livres para expressar intimidade, amor, da sua maneira, há pessoas que são reservadas, outras, são mais extrovertidas, são caracteristicas individuais que não deveriam ser niveladas. Por fim sua linha de raciocinio tende ao generalismo e a minha tende ao relativismo, elas até possuem pontos em comum, pois nossas visões não estão nos extremos da curva, mas dificilmente vão se sobrepor ... ah seria bom uma opinião diferente pra variar, queria um ponto fora da curva ^_^, da minha e da sua, até porque pra nós o assunto meio que se esgotou, não concorda?

    ResponderExcluir
  34. Sim haha ^^

    vamos então esperar o próximo post [polêmico] da senhorita S.K. para mais uma empolgante, porém saudável, discussão :)

    ResponderExcluir
  35. um ps: apesar do seu anonimato, eu realmente gostaria de estar errada sobre o post anonimo da musiquinha da disney, nessa situação isso me faria uma péssima julgadora de ações, mas faria do anonimo uma pessoa melhor, estou julgando de novo? what the hell, acho que não podemos escapar disto XD, quando digo pessoa melhor, não estou me referindo a uma espécie de maniqueísmo, refiro-me apenas alguem que não tem necessidade de provocar as pessoas, os meus posts não foram feitos para provocar, se o fossem teria ido direto na fonte, não é difcil acessar esta pessoa e eu certamente não o faria indiretamente por meio de outro blog, todas as vezes que eu realmente quis contactar esta pessoa eu fui diretamente a ela, só o faço agora pq o equivoco se iniciou aqui, mas talvez seja muita presunção minha não? utilizar o adjetivo "melhor" para definir esta pessoa, no entanto não concordo com:
    "Na realidade, tudo emana de uma resposta reacional, e ora ser ruim, ora ser bom, ora não ser nada, faz parte do jogo. Tudo completamente mutável conforme a ótica do observador". (li isso agora, eu não li esta postagem inteira U_U)
    essa afirmação me parece leviana e torna qualquer ação justíficável, existem explicações para todas as açoes, mas justificativas que lhe dêem aval para serem realizadas não são o mesmo que explicações.
    De qualquer forma isto são bobagens, refletindo, se um individuo está melhor ou pior sob o meu ponto de vista, não faz diferença alguma para esta pessoa, ou pelo menos não deveria, quanto a difamar alguem em publico, já disse que não foi minha intenção até porque não revelei a indentidade da mesma, quem esta em tese se expondo sou eu e sinceramente não postaria nada anonimo simplesmente porque não tenho nada a esconder, eu assumo todos os meus posts, inclusive a minha retratação, uma vez que posso entender o porque da pessoa ter se ofendido com os meus posts. Por favor isto não foi um convite para o inicio de uma nova discussão,vc pode concordar ou não, porque a intenção não é convencer nimguem é apenas um desabafo, e reflexões sobre as pessoas. :)

    ResponderExcluir
  36. Deixa eu te falar... Só pra constar, vc realmente estava errada quanto ao post da musica da disney, pois eu sou o anonimo que postou a dita cuja, não este outro, protagonista das suas reflexões. E obviamente, não nos conhecemos. Claro, nada impede dele estar lendo essa conversa ;)

    ResponderExcluir
  37. U_U, ai, ai se vc realmente é um anônimo diferente, é um prazer conhece-lo ^_^, e vc sem querer torna meu julgamento errado, o que é uma notícia até que agradável, porém se não for... bem cada um com suas reflexões sobre si mesmo... de qualquer forma, anonimo se não te conheço prazer ^_^, e sendo assim eu tenho que perguntar vc não acha rei leão o melhor desenho da disney, eu não perguntei isso antes pq em tese ja te conhecia e sabia a resposta, mas agora é difrente ^^

    ResponderExcluir
  38. Rei Leão?? Claro que não, há outros muito melhores!! Alice no país das Maravilhas, Dama e o Vagabundo, Aladdin, Bela e a Fera, Anastasia, Bela Adormecidai, Pinóquio, Corcunda de Notre Dame e por aí vai ;)
    Rei Leão vem depois desses aí...haha

    ResponderExcluir
  39. olha essa análise é de uma blogueira que sigo, vc vai ver porque rei leão é o melhor *_*:
    De qualquer maneira não foi Cinderela, nem Branca de Neve ou mesmo A Bela e a Fera que marcaram minha infância. Não. A animação da indústria Disney que mais me cativou foi sem dúvida a história de Simba, filhote de leão que se mostrava tão inocente quanto a qualquer criança e que mais cedo do que imaginava precisou tornar-se adulto e achou por bem fugir de suas responsabilidades ou de suas culpas. O filme aborda pontos interessantes que, sendo visto com um pouco mais de cautela, torna-se base para uma excelente contenda filosófica e sociológica das coisas, o que o torna mais atraente tendo em vista o seu público-alvo e a forma como que será absorvido pelas crianças. Acho que não é necessário contar a história do filme, não é? Mesmo quem não assistiu deve ter uma idéia sobre o que aconteceu, entretanto de qualquer maneira, aviso antes que reclamem, que quem não viu tal filme não deve ler esse post já que contém spoilers, pois se baseia em comentários sobre diversos momentos inerentes a animação.
    E só um detalhe depois de ter sido lançado rei leão sustentou por muitos anos o clássico mais lucrativo da Disney ^_^, mas cada um com seus gostos não vou doutrinar nimguem a seguir o filme leonino XDDD, mas vc tem que admitir o desenho tb é muito fofinho, muiiiito lindinho os leozinhos,acho muito mais fofos os leões do que o principe da bela adormecida por exemplo XDDD.

    ResponderExcluir
  40. Na verdade o príncipe da Bela e Fera tem uma aparência no mínimo estranha..kk Apesar não mais assistir, o que acho realmente interessante e atrativo nos desenhos da Disney é o próprio desenho em formato de Musical, com seus diálogos cantados e personagens interessantes - onde já se viu louças falarem/cantarem?! o.õ -, pra não citar Alice no país das maravilhas, né? Sendo que a parte musical (trilha sonora) é um dos pilares centrais desses desenhos na minha opinião. Fora que os enredos são sempre muito curiosos, apesar do clichê mocinho/violão e donzela em perigo...

    ResponderExcluir
  41. Sayuri, você definitivamente sumiu do mapa (ao menos do meu) Ainda bem que continua, mesmo que sem tanta frequência, publicando aqui no seu blog. O texto publicado conta uma história pessoa de descobertas e de aprendizado, um aprendizado em processo que não acabou. Acho que somos eternos aprendizes e não importa suas experiências ou sonhos se você não for capaz de realmente usar tais vivências para se tornar uma "pessoa melhor". Li quase todos os comentários e achei bastante interessantes. No final das contas, não obstante um debatador acusar o outro de maniqueísta ao tentar padronizar sentimentos, ao não padronizar nada também teremos um padrão. Na dúvida, fico com Machado de Assis: A melhor teoria do amor não vale um beijo enamorado.

    ResponderExcluir
  42. The Last Little girl on earth1 de junho de 2011 às 12:26

    Acho que somos eternos aprendizes e não importa suas experiências ou sonhos se você não for capaz de realmente usar tais vivências para se tornar uma "pessoa melhor"..
    concordo com vc ^_^, é possível viver uma vida inteira sem nunca aprender de fato.

    ResponderExcluir