quinta-feira, 23 de junho de 2011

É sempre a gente que faz...



"[...] E se você não viveu pelo menos sete vidas, não me venha com sete pedras, julgando ser certo ou errado o meu modo de viver, meu presente, futuro ou passado. Quem nunca comeu demais, bebeu demais, dormiu de mais.. ou virou a noite acordado.. Quem nunca matou uma aula, caiu em um buraco, bateu ou furou o pneu carro.. Quem nunca fez algo que não se orgulhe, quem nunca cometeu um simples pecado.. Quem nunca pisou no gramado, mesmo com proibição na beira do asfalto?
Quem nunca chorou mágoas amorosas, ou teve o coração quebrado.. Quem nunca em uma segunda acordou mau humorado.. Quem nunca sonhou em viver acordado.. Quem nunca transformou pensamentos em atos.. Não é homem suficiente para me ensinar a ser feliz. Não julgo ninguém, assim como não quero ser julgado. Se réu suspeito ou culpado, em minha própria vida serei condenado e por mim mesmo, advogado. Sendo assim, sigo a vida cantando. As vezes samba, bolero, domingos de pagodes, noites de blues.. tardes de bossa. Sigo qualquer embalo. E se me perguntarem o segredo de minha felicidade? Permanecerei eternamente calado. Porque o caminho para a nossa felicidade, é sempre a gente, e só a gente que faz.. "

17 comentários:

  1. Nosso Deus que Tudo Conhece

    Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir. Salmo 139:6


    O Salmo 139 é chamado “a coroa dos Salmos” e é um dos mais belos da Bíblia. Nele, três atributos de Deus são salientados: onisciência, onipresença e onipotência. É um poema com expressões sintonizadas àquilo que sentimos e experimentamos.


    Davi ficou maravilhado pelo modo tão pleno pelo qual Deus o conhecia. Nenhum movimento, nenhum detalhe, nada escapa ao Seu conhecimento.


    Não podemos imaginar como é o conhecimento de Deus. Cada aspecto da nossa vida está aberto diante dEle. Dessa forma, pensamentos, ações, palavras, motivos, Ele os conhece todos. Mesmo tendo em mente que Deus sabia tudo sobre ele, Davi não se sentia ameaçado nem amedrontado por esse fato. Nenhum evento toma Deus de surpresa. Ele também conhece todos os mistérios nas várias esferas do conhecimento humano.


    Deus não faz nenhuma descoberta e jamais é surpreendido. Não fica espantado, admirado nem maravilhado com nada. Seu conhecimento é pleno, absoluto, completo. Não há segredos para o Senhor, e Ele não precisa buscar informações a nosso respeito.


    Deus sabe o que pensamos antes de termos pensado. Os namorados gostariam muito de ter essa capacidade, de ler o pensamento um do outro. O que será que a Gabriela está pensando? O que será que o Marcelo está pensando?


    Nenhum de nossos caminhos está escondido de Deus. “Senhor, Tu me sondas e me conheces” (Sl 139:1). Ele conhece o meu interior. Sabe quando estou lá em cima e lá embaixo. Sabe quando tudo é sol, céu azul, realização, amor. E sabe, também, quando o céu está escuro, quando estou sozinho e com medo do que possa vir.


    Deus está familiarizado com nosso dia a dia. Conhece nosso itinerário. Ele traça nossa viagem e as paradas nos locais de descanso. Sabe nosso passado, presente e futuro.


    Conhecendo em detalhe como nos conhece, mesmo assim Ele tem um carinho especial por nós e continua nos amando. Ninguém vai nos conhecer melhor do que Deus, e ninguém vai nos amar e aceitar melhor do que Ele.


    O que Davi quis salientar nesse salmo não foi o fato de que Deus conhece todos os segredos e mistérios do Universo. O que Davi salientou foi o fato de que Deus nos conhece perfeitamente.

    ResponderExcluir
  2. The last little girl on earth24 de junho de 2011 às 16:24

    a essencia do texto é ótima ^_^, no entanto ele me parece agressivo pq se importar com o julgamentos alheios? ^_^, minha querida, tem um ditado em ingles que eu adoro:
    " be who you are, because those who mind doesn´t matter, and those who matter doesn´t mind"
    como é um trocadilho de palavras fica difcil fazer uma tradação fiel, mas é mais o menos assim:
    faça e seja aquilo que vc é, pois quem realmente importa, não irá ti julgar

    é U_U, não é um tradução tão fiel, mas a essencia do ditado é essa ^_^

    ResponderExcluir
  3. The last little girl on earth24 de junho de 2011 às 16:35

    ahh agora vamos causar polemica XDD, todos fazemos julgamentos, o que alguns não fazem é hostilizar,difamar, discriminar pessoas, mas claro que julgamos, é atraves de julgamentos que escolhemos o que é melhor para nós ^_^, julgamentos são inerentes a nossas escolhas, mas o respeito também deveria ser inerente a convivencia humana ^_^

    ResponderExcluir
  4. Pô, foi mal, mas discordo desse texto num ponto...

    "E se você não viveu pelo menos sete vidas, não me venha com sete pedras, julgando ser certo ou errado o meu modo de viver, meu presente, futuro ou passado."

    Existe uma diferença entre esse "julgar" e discernir/analisar. De certo modo, todos sabemos que certas coisas são certas e outras erradas. Essa idéia acima seria no mínimo incoerente.

    Acho que esse "julgar" ao qual você se refere seria melhor traduzido como "condenar", não? Colocar-se numa posição superior, etc...

    Todos cometemos erros, mas isso não impede de formarmos uma opinião sobre alguém com base em fatos, certo? Isso, claro, não quer dizer que vamos acertar a "dedução", né? Mais aí já é outra história...

    ResponderExcluir
  5. The last little girl on earth24 de junho de 2011 às 21:02

    Todos cometemos erros, mas isso não impede de formarmos uma opinião sobre alguém com base em fatos, certo? Isso, claro, não quer dizer que vamos acertar a "dedução", né? Mais aí já é outra história...

    Bem analisado, seja lá quem for ^_^, vc conseguiu expressar meu ponto de vista de forma bem clara, dicernir é difrente de condenar,hostilizar,embora quando vc assume que algo é errado pra si está condenando já, quanto a deduções concordo podem estar erradas, ai vai de cada pessoa, de qualquer forma, é como eu disse,claro que quem faz a análise dos fatos assuma que esteja certo, mas que diferença faz na minha ou na sua vida tal análise? se não for alguem que realmente importe, são apenas notas de rodapé mal traduzidas ^_^

    ResponderExcluir
  6. Queridos.. o que eu achei interessante desse texto, é a crítica à hipocrisia. Somos seres humanos dotados de raciocínio.. mas nossa capacidade de julgar ao outro é falha. São tantas as variáveis envolvidas em cada ato.. e 99% delas nós nunca iremos saber. Dizer se algo é certo ou errado com base no que nós pensamos ou acreditamos (que muitas vezes recebe influência pesada da sociedade coercitiva, exterior, generalista, etc..) soa para mim tão ridículo quanto um pré-conceito. Por mais "conhecida" que for a pessoa à quem julgamos, nunca saberemos com 100% de certeza suas inteções reais, a dimensão de seus pensamentos naquele momento, ou a intensidade dos sentimentos. Isso sem contar a bioquímica cerebral e seus efeitos durante aquele momento.. Por isso, não devemos julgar.. Acabamos por fazer.. é claro.. Mas se pudéssemos guardar pra nós.. seria muito melhor. Ninguém é perfeito.. e as vezes os defeitos que mais condenamos nos outros são aqueles que nós mesmos não conseguimos vencer em nós. Pensem nisso. ;)

    ResponderExcluir
  7. Se julgassemos a nós mesmos com a mesma intensidade que julgamos os outros.. o que seria de nós? Olho por olho, e a humanidade acabaria cega. As vezes não entendemos o quanto nossas palavras proferidas muitas vezes ao acaso, podem influenciar a vida de alguém. São coisas que não temos como voltar atrás.. Por isso, vamos pensar antes de falar. Nos colocar no lugar do outro, já é um bom começo. E se não julgar é impossível, que tornemos possível o amor, e não a condenação. Buscar compreender o lado do outro.. ajudá-lo. E não jogar pedras. Se a sociedade fosse tão rápida em perdoar como é de julgar.. o mundo seria melhor. Enfim. São apenas minhas idéias de corrigir o mundo.. começando por mim mesma. ;)

    ResponderExcluir
  8. The last little girl on earth25 de junho de 2011 às 15:06

    Nossa capacidade de julgar(dito aqui no sentido de analisar) qualquer coisa, situações e pessoas, sempre será falha em algum ponto, pois não nos é permitido conhecer todas as variaveis do processo, agora falando como uma cientista ^__^, vc nunca irá conseguir rastrear todas as variaveis do processo, mas vc pode definir quais lhe são prioritárias e passíveis de serem mensuradas, agora discordo de ti, geralmente conhecemos sim, mais do que que 50% das variaveis envolvidas, especialmente quando são situaçãoes muito proximas a vc, aquilo que acontece contigo e com as pessoas que lhe estão proximas, ora pois se assim não o fosse viveriamos a nos enganar e felizmente ou infelizmente tudo tem um padrão nesta vida sendo possivel traçar sim uma análise dos fatos, mas vc fala muito de condenar, nimguem está em posição para condenar nimguem, mas cada um sabe o que é melhor para sua vida, mas Helena Rooselvelt ja dizia nimguem ti humilha sem o seu consentimento, da mesma forma nimguem irá ti condenar a não ser que vc lhe conceda o papel de juiz na sua vida, mas ai vc que que abriu está porta.

    ResponderExcluir
  9. Tha last little girl on earth25 de junho de 2011 às 15:30

    "Se a sociedade fosse tão rápida em perdoar como é de julgar.. o mundo seria melhor. "
    Desculpa Sayuri eu sei que estamos discutindo o assunto seriamente, mas ri muito quando li em outro blog a moça falando:
    "Perdoar? tem gente achando que faço cosplay de Jesus Cristo, helooou??!! XDDD"
    O blog dessa moça é muito comédia, mas agora voltando a seriedade, perdão é desnecessário se vc entende os motivos daqueles que supostamente lhe causaram mal, eu ainda acredito que as pessoas são hostis por medo de rejeição, ai nesse caso mordem antes, não acredito mesmo que as pessoas sejam más por diversão, ainda que algumas insistam em dizer isso,mas é apenas uma armadura que se veste, se vc analisar quanto mais em paz as pessoas estão consigo mesmas menos necessidade elas tem de atacar o os outros ^_^

    ResponderExcluir
  10. É mais ou menos assim que eu penso: Imagina que você faz parte do júri no julgamento de um estuprador ou um assassino em série que foi pego pela polícia e tal... De forma nennhuma eu poderia tomar uma posição neutra diante de tal situação simplesmente porque não convivi com a pessoa ou não conheço a fundo sua história, seus traumas, etc... Isso não muda o fato de ela ter cometido o crime, entende? Essas desculpas não vão desfazer os erros cometidos. Mesmo que tenha passado por situações difíceis no passado, isso não justifica atos errados. Os fins não justificam os meios, na minha opinião...

    A idéia desse texto é muito complicada... Conheço pessoas que pensam assim, é um "não me toque" insuportável. A pessoa faz alguma coisa errada, mas ninguém pode falar nada porque "ninguém é perfeito, então ninguém tem direito de falar nada", percebe o absurdo? Se ser perfeito fosse pré-requisito pra repreender coisas erradas esse mundo tava perdido.

    ResponderExcluir
  11. the last little girl on earth25 de junho de 2011 às 23:25

    "Mesmo que tenha passado por situações difíceis no passado, isso não justifica atos errados."

    mas nimguem disse que justifica, isso explica e nos faz perceber que somos humanos e não mostros de pura maldade ^_^, mas explicações não são aval para qualquer atitude, toda açao tem uma consequencia e todos tem que lidar com isso.

    ResponderExcluir
  12. the last little girl on earth25 de junho de 2011 às 23:47

    isso me lemboru algo que li em outro blog:

    "Tem esse documentário, Ônibus 174 (do mesmo diretor de Tropa de Elite), quando nós descobrimos que aquele mesmo Sandro que sequestrou um ônibus, culminando na morte da Geisa, presenciou ainda criança o assassinato da própria mãe. Não teve pai. Era analfabeto. Foi sobrevivente da chacina da Candelária (e vem os discípulos do Bolsonaro dizer "tinha que ter matado todo mundo", tips que o problema da violência não é esse). Que chance uma pessoa dessas tem de conseguir alguma coisa? Quer dizer, chance há, aquela probabilidade minúscula e tal, nem todo analfabeto sem pai e sem mãe vai para a bandidagem. Mas no Rio de Janeiro? Para nós, que sempre tivemos uma caminha para deitar de noite, é bem confortável dizer "ele escolheu o caminho mais fácil". Como se em algum momento a vida tivesse dado ao Sandro o direito de escolha. Morando nas ruas, sem família, daí ele ia para um instituto whatever, lá ele ia estudar, crescer, prestar vestibular, passar, cursar uma faculdade e arrumar um emprego. O conto do Cinderelo que jamais aconteceu com algum menino de rua, mas que se pá, o Sandro tivesse força de vontade por que não, não é mesmo? Alguém acredita mesmo nisso? Jura? Medo, hein."

    ResponderExcluir
  13. JESUS certa vez disse: João 7:24 Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos.
    O que é esse julgamneto justo?
    João 12:48 Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia.
    Em outra ocasião JESUS disse:em Mt:7:20: Pelos seus frutos os conhecereis, isto é um forma de julgamento ou não?
    O problema é que muitas vezes estamos cheios de nosso "eu", somos doi doi, pois não morremos pra nós mesmos, e a carne está latejando, mascarada por falsa modestia do cristianismo barato sem a verdadeira transformação que é o morrer para o "eu" e nascer pra "DEUS" em CRISTO JESUS. por isso não aceitamos críticas, advertências, reprensões, admoestações, que muitas vezes vem da parte de DEUS, e nos fechamos em nós mesmos e impedimos que o poder de DEUS nos transforme.

    ResponderExcluir
  14. Say, adorei a esseência do texto. Geralmente quem tem certeza do que é certo ou errado tem complexo de Deus ou simplesmente não viveu. Somos seres humanos, imperfeitos, logo, é impossível realmente conhecer em sua plenitude tudo que é mau ou bom. O que vai determinar muitas vezes são as circunstancias em tela, a cultura que tivemos e a capacidade de observar determinado fenônemo. O importante é que vivamos com vontade de acertar. Os caminhos da vida não são tão simples assim, quem vive simplificando é típico da pessoa que vive no maravilhoso mundo da fantasia, onde diante do imobilismo simplesmente se é incapaz de errar. Quantas vezes achamos que fizemos uma grande besteira para só depois notarmos que nada poderia ser melhor? Quantas vezes o "coro da justiça de plantão" disse que tal atitude é errada para depois mostrar-se a melhor coisa do mundo?
    O conselho que dou pra todo mundo é: viva sua vida e não permita que te julguem, como fazer isso? Afastando os juízes. rs
    Ninguém vai viver nem sentir por você.

    ResponderExcluir
  15. The last little girl on earth27 de junho de 2011 às 13:14

    " Geralmente quem tem certeza do que é certo ou errado tem complexo de Deus ou simplesmente não viveu."
    Interessante, tenho um amigo que diz que certo e errado não existe, bem essa certeza relamente nimguem tem, mas instintivamente todos temos uma noção do certo e do errado que é universal e se aplica a situações bem simplistas e claras, o exemplo que o anonimo deu é interessante, estupro de uma criança de 10 anos, não importa os motivos todos diram que é errado, no entanto o ser humano não é tão simplório assim, nada é preto no branco, é possivel fazer algo errado com a melhor das intençoes, e tb é possivel fazer algo bom com as piores das intençoes, ai nossa noção instintiva de certo e errado titubeia, o que vale mais? a intenção ou o gesto?, errar querendo o bem ou acertar com intenções duvidosas?, diante disso a experiencia de vida e a a relação que vc tem com as pessoas envolvidas é o que pesa mais, embora a noção de certo e errado esteja lá fazendo seu papel, a diferença é que agora ela não o unico fator que pesa na balança.

    ResponderExcluir
  16. Por isso, cara "The Last", que é muito perigoso esse relativismo, esse egocentrismo, em que para mim isso é assim, para o outro é assado... Claro que há diferenças saudáveis de opiniões, mas estas não devem ser o parâmentro determinístico em todas as situações da vida, diria até em muitas situações. Nesse ponto os cristãos, como eu e dona deste blog, temos vantagem, pois seguimos uma Norma Superior que põe claramente "os pingos nos i's" - se é que me entende - quando se trata de certo ou errado, de moral ou imoral. Esta não uma opinião humana como a nossa, mas sim uma divina, a bíblia. Claro, nem todos acreditam na inspiração deste livro simplesmente pelo fato dele ter sido escrito por homens - inspirados por Deus, diga-se de passagem. Isso é triste, pois há muitos fatos que comprovam a inspiração da bíblia.

    ResponderExcluir
  17. Segundo O Criador do universo e Nosso Redentor JESUS CRISTO, que é a propria encarnação da palavra, o parametro para julgarmos todas as coisas é a Palavra de Deus, não julgarmos para condenar quem quer que seja, mas justamente pra discernirmos entre o certo ou errado.

    Salmos 1:1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! 2 Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. 3 É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! 4 Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. 5 Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. 6 Pois o Senhor aprova o[1] caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

    Isaías 5:18 Ai dos que se prendem à iniqüidade com cordas de engano, e ao pecado com cordas de carroça, 19 e dizem: “Que Deus apresse a realização da sua obra para que a vejamos; que se cumpra o plano do Santo de Israel, para que o conheçamos”. 20 Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo! 21 Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião! 22 Ai dos que são campeões em beber vinho e mestres em misturar bebidas, 23 dos que por suborno absolvem o culpado, mas negam justiça ao inocente! 24 Por isso, assim como a palha é consumida pelo fogo e o restolho é devorado pelas chamas, assim também as suas raízes apodrecerão e as suas flores, como pó, serão levadas pelo vento; pois rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, desprezaram a palavra do Santo de Israel.

    ResponderExcluir