sábado, 8 de maio de 2010

Mãe



Todas as mulheres são mães.
Nascem, e logo nos primeiros anos da vida, são mães de suas bonecas. Alimentam, nanam, embalam, cuidam..
Crescem, e se tornam mãe de suas amigas e até de alguns amigos. Consolam, acariciam, ouvem, aconselham..
Depois, viram mães de seus namorados. Cuidam, lembram, brigam, abraçam.
Quando casam, viram literalmente mães de seus maridos. Cozinham, passam, lavam.. (infeliz sociedade machista).
E então, algumas possuem o privilégio de se tornar mães de seus filhos. E que fique claro. Apenas algumas. E isso não se refere ao fato de algumas serem fisiológicamente incapazes de gerar um ser, e sim ao fato de ser mãe no sentido mais abrangente da palavra.
E, por fim, lá na frente, algumas mães se tornam mães de suas próprias mães.. pais.. que quando envelhecem, voltam a se comportar como crianças.. Sustentam, alimentam, banham, vestem...
Mas mãe..
Mãe é aquela que está sempre presente, ainda que do seu lado, sem dizer uma palavra se quer, ou mesmo distante...
Mãe é aquela que cuida com todo o coração. Que compra a briga e defende com a vida seus filhotes se assim, preciso for.
Mãe é aquela que compartilha não somente ordens, mas conselhos, experiências de vida. Que indicam o caminho a seguir, e não forçam pura e simplesmente.
Mãe é aquela que quando fazemos tolices, puxam nossas orelhas... E quando chegamos com lágrimas, nos devolvem abraços, beijos e carinhos.
Superprotetoras por natureza, se importam mais com os problemas (as vezes imaginários) dos filhos, do que com os seus próprios. Dão pitaco em tudo na nossa vida.. e quando dizem algo, quase sempre têm razão..
Mãe que é mãe, sabe quando tem que ouvir, e quando precisa falar. Ainda que nem sempre façam isso..
Eu amo minha mãe com todo o meu ser.. E hoje dedico o post a ela. Mãezinha linda.. Obrigada por tudo o que a sra fez e faz por mim. A sra me educou, e fez quem eu sou, em todos os sentidos. Obrigada pela paciência, pelo carinho, e cuidado. Obrigada por nunca me deixar desamparada, mesmo sem concordar com todas as minhas atitudes. Obrigada por ter gerado a minha vida, e ter construído a custo de muitos sorrisos, lágrimas, suor e sangue.. Te amo demais. Feliz dia das mães!

3 comentários:

  1. Tua mãe é uma das que eu mais admiro, Sassá!
    Não só por ela ser linda, mas porque ela é um exemplo de superação e determinação.
    Ah, fora o fato dela ter gerado a menina mais linda desse mundo! *.*
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. aaahhh brigada pelo comentario..agradeço mto!
    e..hm.. sei lá, tenho certa dificuldade em exaltar minha mãe, mas axo lindo a forma q vc consegue expressar isso!

    bjaaao s2

    ResponderExcluir
  3. Poxa agora sem a fonte de tanta beleza e provavelmente de ternua e poesia.
    Belíssimo texto Say. Espero que você tenha tido a decência de "convidar" sua mãe para ler o blog.

    ResponderExcluir