quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Adeus ano velho, feliz ano novo.. ;)



Em tempo de "viradas", sempre planejamos o que faremos no ano que inicia.. Eu, que já tive TOC por planejamento (leia-se: Marcava horário até para beber água, escovar os dentes.. etc), incrívelmente não fiz grandes planos para 2011..
2009 foi um ano bem planejado, e quase tudo saiu como eu esperava. Calmo, seguindo uma lógica, uma rotina. Em 2010, decidi viver a vida sem planejar nada. Como dizem por aí, deixei rolar.. E muitas coisas aconteceram.. Boas, ruins.. mas definitivamente bem longe do que eu esperava.. Sem absolutamente nenhuma lógica, nem rotina.
Em 2011 eu não sei bem o que fazer/escolher. Eu gostei das grandes emoções de 2010... mas não sei se estou preparada pra passar novamente por algumas delas.. Talvez esperasse para esse ano, um pouco de paz..
E o destino, uma eterna criança sapeca, como eu sempre digo, já tratou de começar 2011 com tantas surpresas.. Tantas memórias enterradas que emergiram à superfície.. e tantas outras que eu queria lembrar continuam mais enterradas do que nunca. Tudo o que eu quero, é paz nesse ano.. mas parece que é a única coisa que eu não vou ter. E não, isso não é ruim. Talvez seja o meu ano.. Talvez seja só mais um. Mas se depender de mim, vai ser, de novo, o melhor ano da minha vida..

Ps: Eu sei que hoje é dia 06/01/2011.. Mas aqui começa a se materializar um dos meus planos p/ esse ano.. Não fazer o que esperam que eu faça.. Mas sim aquilo que eu realmente quero fazer. Me desfazer dos papéis que represento, inclusive para mim mesma.. e ser, falar, e agir como eu realmente sou. Auto-conhecimento. Eis o meu super plano p/ 2011.

2 comentários:

  1. Em filosofia, o autoconhecimento ou conhecimento de si é ou um objeto de investigação epistemológica ou é a finalidade de uma busca de natureza ética. Quando visto como objeto da investigação epistemológica, o que se busca é a explicação de como e o que é conhecido. Quando visto como projeto ético, o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. O autoconhecimento algumas vezes é obtido através da meditação, que é uma prática oriunda da ioga, e da psicoterapia (como a psicanálise, entre outras).

    ResponderExcluir
  2. Acho que te entendo, embora não compartilhe do mesmo estado de espírito no momento (ando tão preocupado em mostrar resultados, cumprir com os prazos e cuidar para que não cortem a minha cabeça que ainda não pude ter um pensamento dessa natureza). Meus objetivos para 2011 são (eu escrevi na minha agenda essa manhã): (1) voltar para a igreja ( um dia já fui adventista); (2) cuidar da minha alimentação e praticar mais exercícios físicos; (3) ser mais responsável com as pessoas e (4) aprender a ser simples, ou melhor, cultivar a simplicidade de espírito (como é que eu faço uma coisa dessas? As vezes lidamos tanto com pessoas arrogantes que acabamos nos tornando arrogantes para combater a arrogância alheia). Bem, tracei essas metas porque fiz um trabalho de analisar a qualidade de vida que to tendo e acho que esses pontos me ajudaram a me desenvolver como pessoa (acho que não é bem um trabalho de autoconhecimento, mas como a regra maçônica é melhorar sempre...).
    Duas perguntas podem ajudar: como vc analisa a sua qualidade de vida (digo a qualidade dos seus relacionamentos com as pessoas, a qualidade do seu desempenho pessoal perante os objetivos, a qualidade dos seus hábitos, etc.)? Outra pergunta: O que hoje é impossível para você, mas que se fosse possível mudaria essencialmente o modo como as coisas acontecem na sua vida?
    Acho que se vc busca por autoconhecimento, vc deve estar se questionando sobre alguma coisa e/ou insatisfeita com algo.
    Em fim, a intenção foi ajudar... Acho que vou escrever um livro de auto-ajuda ahahahahaha...
    P.S.: Praticar meditação pode te ajudar.
    P.S.S.: Essa frase me preocupa: "Me desfazer dos papéis que represento, inclusive para mim mesma.. e ser, falar, e agir como eu realmente sou". Qual o drama (caso haja um) e a trama que existente por trás dessa frase?

    ResponderExcluir