
O passado conta a nossa história. Traz lembranças, que talvez só o nosso coração saiba interpretar. São mentes que guardam memórias, tristezas, alegrias.. e que conseguem com pouco ou muito esforço, transformar tudo em realidade num simples fechar de olhos. Há muitas pessoas que preferem fingir que esqueceram o passado. Outras dizem que ele as condena. Eu particularmente acho que o passado é um grande professor. Se nossos planos deram certo, ótimo. Que bom lembrar. Mas, se deram errado, aí sim é preciso lembrar, ainda que seja uma única vez, para aprendermos a lição e não errarmos novamente no futuro.
Contraditóriamente, há pessoas que se apegam demasiadamente ao passado, passando a nele viver. Revivem momentos acabados, choram lágrimas já derramadas, e se fixam de maneira tão forte, que transformam o presente em nada mais do que algo que no futuro, será passado. Talvez por ter sido bom demais, talvez por medo. Deixam de viver o hoje, para chorar o leite derramado.
Erros, todos cometemos. Bobagens, tolices. Coisas que certamente mudaríamos se pudéssemos voltar atrás. Mas o fato é que não podemos. Simplesmente.. não podemos. Podemos mudar o presente, e assim, transformar o futuro. E para um futuro brilhante precisamos aprender as lições que o passado nos ensinou, sacodir a poeira, e chutar a bola para frente. Para um futuro brilhante, é necessário deixar o passado ir..
Uma ferida jamais cicatrizará enquanto for cutucada. E quanto mais tempo durar esse "tormento", maior será a cicatriz, e mais feia. O passado quer ser passado.. e só quem pode prendê-lo ou soltá-lo é você. Seja um amor, uma amizade, uma briga, um momento.. Então, se você quer um futuro brilhate, simplesmente deve deixá-lo ir..