domingo, 19 de julho de 2009

Cadê o "vale a pena"?



Durante muito tempo, tenho ouvido conselhos de amigos quanto aos meus ideais de relacionamento e meus conflitos no racional x emocional. Por algum tempo, até cheguei a pensar realmente na possibilidade de deixar-me levar, me entregar, e viver sem planejar os meus dias de 15 em 15 minutos, como estou habituada a fazer. Cogitei a possibilidade de deixar-me envolver, permitir que alguém entrasse na minha vida, e conhecesse os meus segredos. Passei a sonhar com o pequeno pedaço romântico adormecido dentro de mim, e comecei a desejar que acontecesse algo realmente assim na minha vida. Até que há uma semana atrás, uma amiga me ligou desesperada, quase não conseguindo falar, soluçando em prantos, porque tinha acabado de descobrir que seu namorado (há 3 anos) lhe traia loucamente com uma amiga de ambos. O que dizer nessas horas? Mesmo após todos os meus argumentos racionais, ela continuava a chorar desesperadamente.. e nada que eu falava parecia fazer efeito. Como entender a traição? Como superá-la? E não somente a traição em si, no aspecto da OUTRA. A traição de sentimentos, da confiança, dos planos bolados juntos, dos sonhos, do coração.. A decepção. Como ela disse, não sentia raiva. Sentia decepção, tristeza..
Durante uma semana, minha amiga parecia um lixo. Praticamente não comia, a não ser quando eu fazia algo, e a obrigava a comer. Seus olhos estavam mais inchados que alguém em crise alérgica, e as glândulas lacrimais simplesmente não paravam de trabalhar. Minha amiga, tão cheia de vida, que sempre se mostrou tão forte, tão segura de sí, tão soberana no mundo masculino, estava reduzida a lágrimas e desmotivação. Simplesmente não fazia nada a não ser chorar e dormir. COMO DIZER QUE ISSO VALE A PENA? Vale a pena se entregar e quebrar a cara dessa maneira? Não é justo! Aonde estão todas as pessoas que gritam para o mundo ouvir que vale a pena se entregar, quando quebramos a cara, e somos traída por todos, e por nós mesmos, e simplesmente perdemos a motivação da vida..? Quando tudo o que sentimos é tristeza, vergonha, humilhação, vontade de morrer, desaparecer, apagar tudo, tudo, tudo da cabeça e simplesmente somos torturados com lembranças, objetos, vozes.. Como eu posso entender que vale a pena chorar, e se torturar voluntáriamente desse jeito? E o pior de tudo, é que quando perguntei isso a ela, mesmo naquela triste situação, ela soluçando me falou.. Vale a pena. Vale sim.

Não consigo entender. Não mesmo. Me desespero ao pensar que jamais conseguirei amar realmente uma pessoa a ponto de deixá-la ir. A ponto de entregar a minha total confiança, mesmo sabendo dos riscos.. Me desespero ao notar o quanto me afasto cada vez que alguém parece mecher comigo. E o quanto nos tornamos vulneráveis quando amamos alguém. Como nos tornamos frágeis e fortes ao mesmo tempo. Simplesmente não consigo aceitar que vale a pena.

Há, quando chegar a hora, eu sei que vou aceitar, ou melhor.. nem vou precisar aceitar, porque dizem que quando o amor chega de verdade, a gente simplesmente não consegue lutar contra, não consegue resistir, não temos escolha. Ele vem e toma conta..

Para mim parece um tanto quanto poético.. mas, quem sabe quando chegar a hora, vou confirmar tudo, não? Mas, será que alguém pode dar o endereço do meu coração à esse tal de amor? Porque eu acho que ele anda meio perdido.. rs.

=*

Um comentário:

  1. Eu não tenho como saber se sua amiga ama e é amada, eu não tenho como saber a profundidade da relação etc.. Só posso falar em aspectos gerais.
    Mas como toda relação há riscos. Alguém passa anos estudando com afinco para passar no curso de medicina, abre mão de amigos, momentos de diversão etc... e quando faz a prova... Não passa. Então vamos deixar de estudar? vamos desistir de tudo? Não se a gente quer mesmo a gente insiste porque não temos NINGUÉM para responsabilizar e por a culpa. Então passamos no vestibular e o curso não é legal, os professores ensinam pouco, o ambiente é sujo, os colegas invejosos, desistimos? Não, se realmente queremos ser médicos prosseguimos... e até nos dispomos a deixar a família, as vezes até seu "amor" para fazer residência em outro lugar... E nada vai garantir que o retorno e satisfação será proporcional ao sacrifício...
    Agora porque exigir certeza e perfeição nas relações humanas quando somos tão complacentes em outras áreas de nossa vida?
    Agora mesmo fico me perguntando pra mim mesmo, vale a pena? Pra mim vale, se a pessoa por ventura não chegar mais a merecer, paciência, faz parte do risco de se entregar a algo ou alguém, mas ao menos fui FIEL a mim mesmo. Não me matei por dentro.
    Tem traições bem mais marcantes e cruéis que trair com outra pessoa é trair a si mesmo.
    A propósito, se houver alguma coisa parecida com amor, essa traição vai ser superada e algo será aprendido. Amor sem perdão não é amor é servidão.
    Só sua amiga vai saber se vale a pena, só ela.

    ResponderExcluir