sábado, 1 de agosto de 2009

Fim de férias.. "tudo novamente outra vez" mas de um jeito.. diferente!



Sabe, sempre sonhei em ser a melhor na faculdade, na residência, e na minha área de atuação. Ser melhor do tipo Referência nacional e internacional de tal especialidade. Sempre sonhei em me esforçar ao máximo para ter uma vida confortável. Entenda confortável como um apartamento na cobertura de um prédio bem localizado em São Paulo, com um carro esporte do tipo bmw z8 na garagem, um closet repleto de roupas e sapatos de grife, e liberdade econômica suficiente para pagar à vista um outro carro esporte.
Claro que eu sabia que para conseguir tudo isso, seria necessário uma série de grandes sacrifícios. Começando pelo tempo. Sim, teria que estudar mais do que qualquer outro aluno de medicina. Teria que abrir mão de passeios, viagens, saídas, compras, e quem sabe até de amigos, família e amores.
Viveria para o estudo, e estudaria para viver.
Mas, com o tempo eu comecei a perceber que esse sonho não era só meu. E que na verdade, não somente eu, mas a maioria das outras pessoas que compartilham esse sonho, na verdade o usam como um tipo de desculpa para enfrentar situações difíceis da vida. Por exemplo.. Se um relacionamento deu errado.. Não interessa. Vida profissional em primeiro lugar. E na verdade, seria até melhor ter dado errado, pois com o tempo, a tendência seria o envolvimento ser maior, e mais difícil seria conciliá-lo com a profissão. Festinha de aniversário do tio do irmão do cunhado do amigo da amiga sua? Poxa.. infelizmente não vai dar. Tenho muito o que estudar.
Não que hoje a minha vida profissional não seja importante! É, e é ainda uma das coisas mais importantes! Mas não O MAIS. Sabe por que? Porque não adianta NADA você sair do hospital Albert Eistein em SP depois de 8 cirurgias, entrar no seu bmw, chegar no seu super apartamento na cobertura, tirar seus sapatos Carmen Steffens, e tudo o que você tiver na porta para te receber for um Shitzu cheiroso com um banho que não foi nem você que deu.
De nada adianta você ganhar o mundo, se não tiver com quem compartilhar. Ganhar muito dinheiro, e não ter com quem gastar. Você gastará toda a sua saúde para ganhar dinheiro, e perderá todo o seu dinheiro tentando recuperar a saúde quando ficar velho, sozinho, e triste. Afinal, felicidade não se compra. Se constrói. E é muito mais fácil quando temos a ajuda de outros nessa construção. Pensando nisso, mudei um pouco os meus planos, ou o meu referencial de confortável. Talvez a felicidade esteja em uma casinha, numa praia quieta e desconhecida, ao lado de um amor verdadeiro e desinteressado, com um vira-lata como cão de guarda, e um carrinho simples na garagem.
Sendo assim, hoje, estudo para ser a melhor? Claro! A melhor naquilo que eu puder ser, sem sacrificar coisas realmente importantes: Amigos, Família, Amores e claro, a saúde.
Se você pensa como eu pensava, talvez esteja na hora de rever seus conceitos. Acredite, pode parecer loucura no início, mas com o tempo, você entende. Só não use o novo pensamento como desculpa para não dar o melhor de sí nos seus estudos.
Com o fim das férias e a bateria recarregada, que venham as aulas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário