quarta-feira, 30 de junho de 2010

E quem tem medo da morte?



Morte? O que é a morte? Técnicamente, morte é a cessação irreversível de todas as funções do corpo, manifestada pela ausência da respiração espontânea e perda total das funções cardiovascular e cerebral. Mas.. Há diversos tipos de morte. Morte provocada por outros, morte auto-provocada, morte por acidentes, ou a famosa morte "morrida".. Há também mortes súbitas.. e outras que demoram para finalmente acontecer. Muitas pessoas têm medo da morte. Mas, assim como tão incerta a vida é, certa é a morte para todos. Eu não tenho medo da morte. Tirando os aspectos religiosos sobre a morte, nos quais eu acredito, eu realmente não tenho medo de morrer. Não, se eu puder ter me despedido de todos quanto amo. Não, se a minha consciência estiver tranquila de que vivi dignamente. Não, se quando eu morrer, morrer completamente. Morrer de órgãos, corpo, espírito e alma. Quero doar meus órgãos, se puderem ser aproveitados.. para que outros possam viver um pouco mais do tempo que eu não tive. E o que sobrar de mim, quero que transformem em cinzas e joguem no mar. Meu medo não é morrer se tudo em mim parar de funcionar. Meu medo, é viver como quem morreu. Ser capaz físicamente, e não usufruir todas as experiências emocionantes que a vida pode trazer. Porque há muitas mortes súbitas.. mas a pior morte, é aquela que acontece durante o tempo de uma vida inteira. Você sente seus músculos contraírem? Sente seu coração bater? Sente o sangue correr nos seus vasos? Consegue enxer o peito de ar? Então mova-se, e aproveite ao máximo a vida que Deus te deu. Com LIBERDADE, RESPONSABILIDADE e DIGNIDADE. Não tenha medo de se arriscar e errar de vez em quando. Isso é viver a vida. Não tenha medo de morrer. Tenha medo de desperdiçar a vida. Viva!

4 comentários:

  1. Muito danada a Sayuri! Dizer assim, em sítio público, que não tem medo da morte... =)

    A morte! Se pudesse escolher, não morreria nunca. Isso aqui é tão bom, tão cheio de quefazeres... Tenho medo sim e, mais que medo, pena, que nem a vó do Saramago dizia. Mas, já que tem que ser, é isso mesmo: ser feliz. Esse ser feliz é que varia muito, sabe? Tentemos fazer disso algo extraordinário. Eu tento, e só de tentar já durmo de bem com minhas consciências.

    Tentemos não ficar assim: http://www.youtube.com/watch?v=5-TWnYy1POE

    ResponderExcluir
  2. Nimguem tem medo de morrer, seria mais adequado dizer que tememos não viver, o que realmente nos assombra é não ter tempo de fazer tudo o que gostariamos, alias vc deixou isso bem claro no seu texto, se a imortalidade fosse uma possiblidade e num periodo de 200 anos realizassemos tudo que há para ser vivenciado teriamos medo de NÃO morrer.

    ResponderExcluir
  3. Ai meu Prozac...
    Somos frutos do que não temos, pois em síntese, a necessidade nos fomenta a vontade, que nos impele à ação, que consequentemente molda o mundo. Logo, o que nos é ausente, o que nos motiva a agir?
    O mundo depara-se com a necessidade da felicidade imensurável, do gozo eterno, da “vida plena”. Diariamente somos bombardeados por sorrisos Colgate, biquínis Skol, carrões Mercedes, livros Paulo Coelho, mulheres Barbie e homens Heman... Então, queremos também vitórias, conquistas, sorrisos, praias, seios, músculos, hoje, amanhã e sempre. A vida é curta e ainda há muito a ser visto...
    Assim, sabemos que queremos ser felizes, cobiçamos um jardim tão viçoso quanto de nossos vizinhos imaginários, mas eis o grande empecilho, como materializar essa meta?
    Uma das primeiras medidas a serem tomadas é a de assegurar que hoje começa sua felicidade, sua “vida plena”. Assim, saia da casa de seus pais, pare de ser vigiado e proibido, pare de mendigar as coisas, pare de ficar trancafiado no quarto estudando, ou indo assistir àquelas aulas enfadonhas, ou até àquele emprego do chefe brocha, pegue todas as menininhas que derem mole, abra uma barraca de coco na praia e durma sob o véu das estrelas.
    O segundo passo é o de amar o mundo, as pessoas, os cachorrinhos, as pedrinhas e os coelhinhos. Sim, abra um grande sorriso, alegre a todos e vire um palhaço. Lembre-se da Lei da Atração, o universo conspira a seu favor quando deseja-se o melhor. Logo, por mais que você esteja tetraplégico, sem emprego, sem mulher, sem dinheiro, sem pinto, sem vida! Não esqueça daquele sorrisão na cara (e vire um exemplo no Youtube).
    O terceiro passo consiste em confiar nas pessoas. Tenha muitos amigos, confie neles, revele sua intimidade para que haja um vínculo de ligação entre vocês. Acredite na bondade das pessoas e que todas lhe querem bem.
    O quarto passo consiste em definir e cumprir metas grandiosas. Se o primeiro passo ainda não houver sido cumprido, vá ao colégio, escolha a menina mais bonita, cobiçada e sádica da escola, contrate um carro de som, um avião com rosas, vista um terno, rasteje, dê cambalhotas, declame um poema e seja “famoso” pelo resto de sua existência.
    No quinto passo preconiza-se o agir. Pare de ficar teorizando demais, vá e faça o que der vontade. Fale muito e faça muito, quanto mais melhor, afinal de contas, as grandes personalidades do mundo foram/são assim. Não tema em falar/fazer $#%*, pois as pessoas vão adorar esse tipo de comportamento e vão aproveitar sempre as coisas boas que dele derivem.
    Bem, enquanto meu livro não é publicado (130 Passos para se tornar um ursinho carinhoso), fica a mensagem dos primeiros 5 (amostra grátis). VIVA!

    ResponderExcluir
  4. Morrer é uma porcaria. Se analisarmos profundamente a questão, voce despedir-se dos parentes é tão útil quanto tentar "tapar o sol com a peneira. Todos seus entes queridos serão varridos da existência e em alguns séculos nem a mais reles lembrança sua estará no mundo. E em alguns milhões de anos até este planeta será pó.
    POdemos nos desesperar ou simplesmente fingir que não é nada demais e tentarmos nos conformar de qualquer jeito.
    Ou, assim como um rebanho de gato, aceitar o destino com "dignidade".

    ResponderExcluir